domingo, 1 de maio de 2016

Sinagoga, em hebraico “Beth Haknesset”


Voce pode estar se perguntando...e, Sinagoga, o que quer dizer???

Bem, em hebraico, significa “Beth Haknesset” ou sala de reuniões. Vem do termo grego para “Assembléia” ou “Congregação”. Significa também:  edifício para orações, estudo, reuniões, centro comunitário e social.

Podemos considerar que a história da arquitetura de um povo ou grupo étnico-cultural abrange, geralmente, desde a moradia até seus santuários, influenciados pelo clima, posição geográfica, política, economia e condições específicas do local que se desenvolve.

Durante sua longa história, os judeus defrontaram-se com um mundo externo ao qual tiveram de se adaptar. Porém mantiveram sua integridade e propósito interior na transmissão da própria cultura e religião, assegurando, assim, as suas origens e tradições.

Organizados entre si, erigiram habitações e edifícios públicos para seu próprio uso, tendo sido influenciados pelo entorno em que viveram, adotando, dependendo do período, linguagem grega, árabe, bizantina, medieval ou moderna.

Neste contexto, a sinagoga, arte construtiva judaica, cercou-se de características próprias, não criando, porém, um estilo de “arquitetura sinagogal” que pudesse ser chamado de “tradicionalmente judaico”.

Cada sinagoga ao redor do mundo, desta maneira, evoca o espírito e ambiente cultural da comunidade onde se situa e o momento histórico que esta atravessa. 

Sua diversidade arquitetônica reflete a história e a trajetória do povo que construiu o Beit Haknesset, o Beit Hamidrash, a sua Casa de Orações...e continua a usá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...