domingo, 22 de dezembro de 2024

A CIP e o engenheiro-arquiteto Henrique Ephim Mindlin

A CIP, ao focar na construção de uma nova sede e adquirir um terreno, lançou um concurso de projeto arquitetônico para o edifício. Henrique Ephim Mindlin foi o vencedor do “Concurso para Sede da Congregação Israelita Paulista”. 

Mindlin nasceu em São Paulo/SP, no ano de 1911, filho de Fanny e Ephin Henrique Mindlin e faleceu em 1971 na cidade do Rio de Janeiro. Formado em 1932 pela Escola de Engenharia Mackenzie como engenheiro-arquiteto, estabeleceu parcerias com Anneta Sirakoff, Giancarlo Palanti, Livio Edmondo Levy, Oswaldo Bratke entre outros. Além do 1º. Lugar no Concurso para o projeto da sede da CIP obteve também o 1º. lugar no concurso para o anexo do Palácio do Itamaraty, em 1942, momento em que se transfere  para o Rio de Janeiro, o “Prêmio de Melhor Residência”, na 1º. Bienal Internacional de São Paulo, em 1951 e o 1º. Lugar no “Concurso para a Sede do Bank of London and South America”, em 1959. “Em 1955 funda o escritório Henrique E. Mindlin - Giancarlo Palanti Arquitetos Associados, reformulado em 1964, com a incorporação na sociedade dos arquitetos Walmyr Lima Amaral, Marc Demetre Fondoukas e Walter Lawson Morrison. Entre 1964 e 1966, instala-se em Portugal para desenvolver o projeto de urbanização e construção da Península de Troia. Desfaz a sociedade com Giancarlo Palanti em 1966” (https://www.hmaarquitetura.com/hma---henrique-mindlin). Colaborou com a revista Acrópole de 1938 a 1971, sendo que o projeto premiado para a sede da CIP está ali publicado em diversas edições. De acordo com o site “HMA Arquitetura”, hoje em dia os sócios do escritório “Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento Ltda.” são os arquitetos Pedro Augusto Vasques Franco e Rubens Biotto.

Para mais detalhes sobre o arquiteto, vejam o link https://arquivo.arq.br/profissionais/henrique-mindlin . Este site também disponibiliza detalhes sobre o projeto para a sede da Congregação Israelita Paulista: ano do projeto, 1954; construção, Luz-Ar Arquitetura e Construções Ltda.; período de construção 1954-1959; estrutura em concreto; área do terreno 1.850m², 10 pavimentos com sub-solo; 2 elevadores; vitral de Gerson Knispel; uso religioso. (https://arquivo.arq.br/projetos/sede-da-congregacao-israelita-paulista).

Pergunto novamente: Você ou sua família frequentaram ou frequentam a CIP e suas sinagogas? Em que época e em qual dos endereços? Participaram do movimento juvenil, do departamento de ensino, ou participam de alguma atividade? Seus familiares fizeram parte de sua fundação? Deixe um comentário aqui no blog, ou escreva para mim no e-mail myrinhars@gmail.com 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A CIP e o concurso de projetos de sua sede

A Congregação Israelita Paulista, ou CIP, fundada em 1936, esteve situada à Rua Brigadeiro Galvão até 1959, ano em que se transferiu para uma sede própria à Rua Antonio Carlos. 

Como o site da CIP apresenta, em 1952 a congregação filiou-se à FISESP, passando a focar na construção de uma nova sede. Adquiriram um terreno, e lançaram um concurso de projeto arquitetônico para o edifício. Henrique Ephim Mindlin foi o vencedor  do “Concurso para Sede da Congregação Israelita Paulista”, com um projeto “desenvolvido a partir de um vocabulário moderno, no espírito dos centros comunitários judaico-americanos, de origem alemã, com os quais a congregação mantinha vínculos através de seu rabino-mor Dr. Fritz Pinkuss (1905-1994)”, como informa Dra. Anat Falbel em seu artigo “Como cantaríamos o canto do Senhor numa terra estrangeira? (Salmos, 137,4), parte II” *

O informativo do “Projeto Diálogos” da CIP também aponta que “sua sede...foi projetada pelo arquiteto, urbanista, professor e historiador da arquitetura, Henrique Mindlin. Inspirado em Ludwig Mies van der Rohe - arquiteto alemão considerado um dos principais arquitetos do século XX - e na arquitetura modernista americana, o prédio tem inúmeras salas de aula, além de biblioteca, auditório, sinagogas e amplos espaços reversíveis ideais para apresentações artísticas.”  https://cip.org.br/wp-content/uploads/2022/06/book_dialogos_jan_2022.pdf . Detalhes sobre o projeto vencedor podem ser verificados na Revista Acrópole, em diversas edições (http://www.acropole.fau.usp.br )

Após o concurso seguiu-se com a campanha de arrecadação de fundos, sendo a pedra fundamental lançada em 19 de dezembro de 1954. A sinagoga Etz Chaim foi inaugurada nas Grandes Festas de 1957, porém o edifício como um todo teve a sua abertura somente em 1959. (História da CIP https://cip.org.br/home-2/historia/ )

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) dispõe em seu acervo de dois projetos relacionados à CIP, dos arquitetos Rino Levi e Gregori Warchavchik, incluindo croquis, anteprojetos, fachadas, plantas, vistas internas, cortes, memorial descritivo, perspectivas e correspondências para o referido concurso. Espero em breve consultá-los. Para quem se interessar, acesse https://www.acervos.fau.usp.br/item/14895 , https://www.acervos.fau.usp.br/item/5984 e https://www.acervos.fau.usp.br/item/6197

Você ou sua família teriam mais detalhes sobre a Congregação Israelita Paulista? Frequentaram ou frequentam a CIP e suas sinagogas, o movimento juvenil, o departamento de ensino, ou participam de alguma atividade? Seus familiares fizeram parte de sua fundação? Deixe um comentário aqui no blog, ou escreva para mim no e-mail myrinhars@gmail.com

*FALBEL, Anat “Como cantaríamos o canto do Senhor numa terra estrangeira?” (Salmos, 137,4), parte II. In Boletim Informativo AHJB. São Paulo, vol. 37, mai., 2007, pp. 21-22.