segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Centro Judaico Bait

"O curador artístico do BAIT, Ricardo Ribenboim teve a preocupação de buscar e resgatar trabalhos de renomados artistas judeus e vem descobrindo jovens artistas da comunidade, que também terão seus trabalhos expostos no novo espaço. Na entrada, o vitral As Doze Tribos de Israel, de uma das maiores especialistas em gravuras do País, a artista Renina Katz, chama a atenção pelas cores escolhidas, que representam cada uma das 12 tribos judaicas. A obra foi feita especialmente para o Centro Judaico BAIT e segundo a artista, “o vitral é um interessante quebracabeça; cada fragmento foi tratado como único, mas a junção dos 12 trouxe uma bela composição e uma harmonia de cores.
Renina Katz fez vários estudos e croquis para chegar no resultado final e na última terça-feira (02/08) esteve no BAIT para presenciar a instalação de sua obra no lugar escolhido e dar o toque final: a sua assinatura.
O quadro Montanhas do artista russo Lasar Segall (que originalmente mede 0,65 cm x 0,50 cm e está no museu Lasar Segall) está sendo adaptado em um vitral com 3 m x 2 m. É a primeira vez que a família do artista autoriza a transformação de uma obra sua. O vitral apresenta a visão de um horizonte, localizado sobre a arca sagrada que guarda a Torá, e está sempre voltada para Jerusalém.
O artista brasileiro Abraham Palatnik também marca presença na fachada do BAIT, com um mural urbano de 123 m² formado por doze placas de resina, elaboradas especialmente para enfrentar as variações climáticas. São figuras abstratas que, para o espectador, mudarão de forma à medida que a luz – primeira criação divina – incida sobre a obra. Trabalhos de outros artistas, como Sergio Fingermann e Luise Weiss, complementarão o belo visual do BAIT."

Centro Judaico Bait

“Com mais de 2 mil m² de área, o Centro Judaico BAIT foi inaugurado no dia 18 de setembro de 2005, no número 438 da Rua Baronesa de Itú, São Paulo, SP.
O projeto exigiu a criatividade do arquiteto Michel Gorski, que buscou elementos significativos aos judeus, aliando-os a obras de arte cuidadosamente selecionadas e integrando espaços sociais e religiosos. Tudo isso em um terreno relativamente pequeno e com conformação irregular. Queremos criar uma nova referência arquitetônica para a cidade, que não seja uma réplica de algo existente, porém com formas associadas ao imaginário dos freqüentadores, para que estes se sintam bem acolhidos no Bait,declara Michel.”


A partir do site:
http://www.bait.org.br/m3.asp?cod_pagina=1207

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As Sinagogas, em São Paulo, foram criadas segundo a origem, por conterrâneos da mesma aldeia ou cidade, e não reunidos em torno de correntes religiosas.

“Certamente houve serviços religiosos em São Paulo, no século XIX, pois Dr. Samuel E. da Costa Mesquita exerceu funções de rabino até seu falecimento, sendo as rezas provavelmente realizadas em casas particulares.”(Wolff,Egon e Frida: Guia Histórico da Comunidade Judaica de São Paulo. São Paulo, Editora B’nei Brith S/C, 1988)

Os judeus da Europa Ocidental que chegavam ao Brasil já estavam acostumados com a organização da sociedade. Já os do leste europeu traziam a estrutura comunitária da Kehilá, tradicional e centralizada, com líderes que cuidavam da manutenção das instituições.

Não havia unicidade, convivendo subgrupos e polarização em relação aos rituais religiosos e culturais. Este fato, de alguma forma fortaleceu a comunidade, descentralizando e possibilitando autonomia a cada grupo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Várias foram as Sinagogas fundadas a partir da imigração judaica à São Paulo...

Só no bairro do Bom Retiro podemos citar:

Sinagoga Comunidade Israelita de São Paulo: Kahalat Israel: Fundada em 1912, a partir da compra do terreno, por judeus vindos do norte e leste europeu, esta antiga sinagoga de São Paulo situa-se na Rua da Graça, 160. Tinha como objetivo inicial promover atividades de beneficência, criar um cemitério, uma cooperativa para a comunidade e manter uma sinagoga. Em 1957 empreendeu-se a reconstrução da sinagoga, a qual passou por diversas reformas.

Sinagoga Centro Israelita de São Paulo: Houve uma cisão da Kahalat Israel, que levou à fundação da Knesset Israel , localizada na rua Newton Prado 176, conhecida como “Groisse Shil”. A fundação ocorreu em 2/11/1916 ficando a sinagoga pronta em 1918. Contava com 300 sócios.

Sinagoga Religiosa Israelita Beith Itzchak Elchonon: Fundada em 1936, por judeus lituanos, a sede situa-se na Rua Prates 706, inaugurada em 1957 dispondo também de um salão de festas e administração.

Sociedade Cultural Religiosa Lubavitch: Instituto de Ensino Brasileiro Lubavitch: Fundada em 1960, mantinha uma sinagoga, uma escola e uma colônia de férias funcionando na antiga Rua Correia dos Santos.


Sociedade Religiosa Beit Haknesset Adat Ischurun: Fundada em 1908, a Sinagoga Adat Ischurum - Shil da Vila- é uma comunidade formada originalmente por judeus poloneses fugitivos da Primeira Guerra Mundial.

Temos, também, a Sinagoga Talmud Tora- Beth Jacob, a Congregação Israelita Ortodoxa Kehal Chassidim, Sinagoga Machzikei Adat, Sinagoga Adas Yerein.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Em 20 de dezembro de 1948 fundou-se a Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita da Vila Mariana - Acrelbi, cujos objetivos iniciais eram a construção de uma sinagoga, referência para a comunidade judaica do bairro de Vila Mariana, e "cultivar entre os associados o espírito da religião judaica, manter um curso de ensino religioso, e organizar reuniões e atividades culturais".

O grupo, liderado por Miguel Schapiro, Kelman Orenstein e Francisco Aizemberg, convidou Bernardo Guertzenstein para presidir tal associação. Seu pai, Mordechai Guertzenstein, fora um rabino muito respeitado, que imigrou da Argentina para o sul do Brasil, no final do século XIX. Na época a Acrelbi adquiriu um terreno de 20x50m na rua Pinto Ferraz (atual rua Madre Cabrini), onde o prédio foi construído. No andar superior, havia um salão para a sinagoga. e no inferior, quatro salas de aula, já levando adiante a idéia de uma escola. No local, na década de 1950, reuniram-se jovens da comunidade judaica da Vila Mariana no grupo Kineret, da qual meus pais, Maurice e Dora Szwarcbart, fizeram parte.

O registro oficial da Sinagoga Mordechai Guertzenstein, nome dado em homenagem ao renomado rabino, aconteceu em 9 de setembro de 1951 em uma cerimônia simples na recém-construída sede da entidade. Nesta data, a entidade fundou o Colégio I.L.Peretz. Em 12 de setembro de 1995, com a ampliação e redimensionamento das instalações físicas da escola, foi inaugurada a nova Sinagoga Mordechai Guertzenstein.

(a partir do site: http://www.peretz.com.br/fr_instituicao.htm )

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A foto ao lado é da nova e ampla sede da Sinagoga de Moema, que tem a coordenação geral do Rabino Nathan Silberstein. Proxima dos bairros de Moema, Vila Nova Conceição, Ibirapuera e Vila Mariana, esta sede foi inaugurada em janeiro de 2009. Anteriormente esteve situada nas ruas Inhambu e Pavão.

"Sinagoga Beth-El em São Paul

"Sinagoga Beth-El em São Paulo

Projetado em 1929 pelo russo Samuel Roder, a convite de um grupo formado pelas famílias Klabin, Lafer, Segall e Feffer, a sinagoga é alvo atualmente de processo de tombamento pelo Conpresp (conselho municipal de preservação do patrimônio).

O prédio possui cinco andares. Devido a um desnível do solo, porém, os três primeiros estão quase completamente no subsolo e têm apenas um “paredão” com vista para a avenida 9 de Julho.

A entrada principal, localizada na rua Martinho Prado, leva ao quarto andar (considerado o térreo), onde funciona o salão dos homens. Acima dele, está a ala destinada às mulheres. Esses dois últimos pisos constituem uma construção em estilo bizantino que guarda uma curiosidade: vários aspectos arquitetônicos do local estão ligados ao número sete, que, para Roder, tinha um significado especial. O próprio formato em que foram construídos o prédio e as torres, por exemplo, é heptagonal."

(texto e foto do site: http://www.pletz.com/blog/2009/05/21/sinagoga-beth-el-uma-das-mais-belas-de-sp/ )