quarta-feira, 8 de julho de 2009

Em 20 de dezembro de 1948 fundou-se a Associação Cultural Religiosa Brasileira Israelita da Vila Mariana - Acrelbi, cujos objetivos iniciais eram a construção de uma sinagoga, referência para a comunidade judaica do bairro de Vila Mariana, e "cultivar entre os associados o espírito da religião judaica, manter um curso de ensino religioso, e organizar reuniões e atividades culturais".

O grupo, liderado por Miguel Schapiro, Kelman Orenstein e Francisco Aizemberg, convidou Bernardo Guertzenstein para presidir tal associação. Seu pai, Mordechai Guertzenstein, fora um rabino muito respeitado, que imigrou da Argentina para o sul do Brasil, no final do século XIX. Na época a Acrelbi adquiriu um terreno de 20x50m na rua Pinto Ferraz (atual rua Madre Cabrini), onde o prédio foi construído. No andar superior, havia um salão para a sinagoga. e no inferior, quatro salas de aula, já levando adiante a idéia de uma escola. No local, na década de 1950, reuniram-se jovens da comunidade judaica da Vila Mariana no grupo Kineret, da qual meus pais, Maurice e Dora Szwarcbart, fizeram parte.

O registro oficial da Sinagoga Mordechai Guertzenstein, nome dado em homenagem ao renomado rabino, aconteceu em 9 de setembro de 1951 em uma cerimônia simples na recém-construída sede da entidade. Nesta data, a entidade fundou o Colégio I.L.Peretz. Em 12 de setembro de 1995, com a ampliação e redimensionamento das instalações físicas da escola, foi inaugurada a nova Sinagoga Mordechai Guertzenstein.

(a partir do site: http://www.peretz.com.br/fr_instituicao.htm )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...