segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Novo detalhe...sr. Mauricio Utchitel e a Sinagoga Mordechai Guertzenstein- Vila Mariana

No início de fevereiro de 2017, Sueli Utchitel retornou um contato que eu havia feito, aonde questionava sobre o fato do sr. Mauricio Utchitel ser o engenheiro da Sinagoga Mordechai Guertzenstein, na Vila Mariana, e da qual publiquei vários posts.

Sueli, nora do sr. Mauricio, confirmou-me que o sr. Mauricio realmente foi o engenheiro responsável por esta sinagoga, e acredita que, como este fato ocorreu há muito tempo, muito material, como fotos e documentos, se perdeu.

Sr. Abrão Utchitel, filho de sr. Mauricio Utchitel e marido de Sueli, foi aluno do Peretz e comentou que escola começou na R. Madre Cabrini 195, com uma pequena construção nos fundos do terreno. Quem fez essa construção, ele afirma não saber. Essa construção constava de 4 salas de aula, a secretaria e a diretoria, no térreo. No andar de cima havia o auditório. Com o crescimento da escola, construiu-se um prédio bem maior no alinhamento da calçada, o qual possui a placa com o nome do pai do sr. Abrão. Durante a construção desse prédio, o auditório do prédio antigo foi reformado, e passou a abrigar a sinagoga. Quem fez essa obra foi o pai do sr. Abrão, como engenheiro civil que era. E lembra: “Isso tudo foi possível graças à doação do terreno por Bernardo Guertzenstein, que era dono do laboratório Catedral, e um homem bem sucedido”.

Comenta ainda: “Meu pai era engenheiro do DAE , antecessor da Sabesp, e construía prédios, juntamente com o Simão Faiguenboim, dono do Anglo Vestibulares. Meu pai era primo de primeiro grau do Simão, o pai do Simão e a mãe do meu pai eram irmãs. Eu sugiro que você procure o filho do Simão, Guilherme Faiguenboim, que também é filho da primeira diretora da escola, Eliza Faiguenboim, esposa do Simão. Se alguém tiver alguma documentação interessante, é ele. Entre outras coisas escreveu um livro sobre os judeus das colônias gaúchas do Barão Hirsch, uma história interessante sobre os primeiros judeus que vieram ao Brasil, entre eles meu avô, minha avó e o avô do Guilherme. Inclusive meu pai nasceu nas colônias...O Guilherme fez um trabalho investigativo sobre a história da família, e deve ter uma documentação vasta não só sobre esse assunto, como sobre o início do Peretz. Estudamos juntos na primeira turma da escola...”

E sr. Abrão Utchitel conclui, colocando-se à disposição para mais detalhes...Sra. Sueli encaminhará algumas fotos antigas...

2 comentários:

  1. muito obrigado pelas lembranças, Myriam. É muito bom ver que as histórias continuam sendo contadas.

    ResponderExcluir
  2. Ola Sueli, eu agradeço muito a colaboração de voces, o que tornou possivel continuar contando nossa história!!

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...