quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Antigos frequentadores, seus familiares e a Sinagoga Machzikei Hadas

Mapa Digital da Cidade de São Paulo-  mapeamento 1930 - Sara
indicação da rua Joaquim Murtinho
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx

Antigos frequentadores e seus familiares começaram a encaminhar detalhes sobre a Sinagoga Machzikei Hadas e compartilhar suas lembranças, tanto por e-mail, por mensagens e pelo Facebook. Ao compartilharmos nossas memórias, relatando inclusive quem somos e o que fomos, confirmamos que toda história vale a pena e tem relevância. Nós construímos a nossa trajetória e a nossa história, vinculadas a um contexto mais amplo e à comunidade a que pertencemos.

Por exemplo, na página Jewish Brasil, no Facebook, Sueli Farber indicou Pricila Kahan Heliszkowski, questionando-a: “Não é esta a sinagoga do teu pai?” Na publicação de minha página, Pricila Kahan Heliszkowski respondeu: “Eu, Pricila Kahan Heliszkowski escrevi em outubro de 2017: O meu pai que é cohen, frequenta o shil da Joaquim Murtinho, no Bom Retiro, pequenininho, antigo, religioso, a última vez que estive lá foi no Bar-Mitzvah de meu irmão, exatos 47 anos,...mas ele pediu para que fossemos rezar o Yskor para nossa mãe lá. Incrível, eles rezam e cantam o sidur em idish....só idish...não é shalom, mas é shuloim, não é amém e sim Umen , não é parnassá, mas é parnusse...e assim por diante, todos cantam com empolgação, com amor, lá em cima, eramos somente eu, minha irmã e mais 4 mulheres....um lugar para se emocionar...e voltar pro schteitale, nossas raizes! Que somos judeus asquenazim...”

Já em ArtiSion-Sionismo e Hasbara Luiz Fernando Chimanovitch contou lembrar-se desse shil, parte da sua infância. E Abrão Segal contou: “Meu pai, Joachim Segal z"l, frenquentou ate o ano de 1995 (ano em que foi para Israel). Meu avô, Mordka Segal, tocava o Shofar. Lembro-me de um "zelador" que morava la (ja faleceu) nao judeu.  ser que Jonas Gertner tenha mais informações pois o pai era Gabay na sinagoga. Fotos nao tenho. Escrevi para o Jonas entrar em contado com você. Infelizmente todos os frequentadores na época do meu pai (mais ou menos 1980 ate 1992) tinham mais de 70 anos. Assim, não sei se ainda tem alguém vivo daqueles anos. Lembro-me que a sinagoga era pequena, mas aconchegante. Outro que mora em Israel, e que o pai rezava lá é Shmil Kaufmann. Ele mora em Yemin Ord". Shmil Kaufmann entrou em contato e contou que essa sinagoga ainda funciona no Shabat e possui muitas estórias para contar! Avisou que escreverá um pouco sobre a sinagoga em breve.  E contou: “Ainda lembro de criança quando essa sinagoga era originalmente na rua Correia de Melo”. Daniel Enkin  comentou que morava ao lado dessa sinagoga da Rua Joaquim Murtinho.

No Net Shuk, Renato Ber contou: “Meu bisavô foi um dos fundadores dessa sinagoga ! Meu pai fez Bar-Mitzvah lá, ele e toda a geração dos primos! Frequentei desde pequeno até meus 12 anos mais ou menos! Fotos eu acredito não ter! Vou te ajudar com informações! Podemos te ajudar muito! Vamos aguardar o retorno de Renato Ber...

Na página de Memórias Paulistanas, Aladya Beatriz N. de Almeida escreveu: “Se lembrar de qualquer fato ou achar alguma foto , te aviso” e Renato Luiz Ferreira indicou Mauro Boimel e Tatiana Kelen.

Em Sinagogas em São Paulo...Luiza Wandalsen Lorber indicou Iago Wandalsen Prates... E por e-mail, Sandra Azaria compartilhou: “Meu avô materno, Leon Kaufmann, rezou durante muitos anos nessa sinagoga. Lembro-me muito bem da escada que subia pra parte das mulheres. Minha avó, Sara Kaufmann, sentava logo no final da escada. Nas festas judaicas de Rosh Hashana e Yom kipur minha mãe também sentava do lado dela. Na parte dos homens tinham mesas e bancos compridos. Lembro bem do quartinho no fundo onde preparavam o Kidush e o cheiro das sardinhas se espalhava por toda a sinagoga. O Brit-Milah do meu irmão foi feito nessa sinagoga. Temos bastante fotos de lá. E meus tios com certeza podem se lembrar de outros integrantes dessa comunidade. Sandra desejou: “Boa sorte com o projeto.”

Há um tempo, na publicação “Sinagoga de São Miguel Paulista... compartilhando histórias”, deste Blog, escrevi que Sr. Leibe Berenchtein havia comentado no Facebook (na página “Thora, Judaísmo e Sionismo): “Conheci o sr. Zacarias(Igel) pelos anos 80, aproximadamente, quando residia no Bom Retiro, e ele me relatava sobre a sinagoga de S. Miguel, ele residia na Rua Guarani, e me parece que ele também contribuiu com a sinagoga da Rua Joaquim Murtinho...”

E você, fez ou faz parte desta sinagoga? Conte, comente, compartilhe, colabore você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...