sexta-feira, 12 de abril de 2019

Informações de frequentadores, e de seus familiares, da Sinagoga Talmud Torah


Na década da inauguração do edifício da sinagoga da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Talmud Torah, o Bom Retiro já possuía uma grande presença da comunidade judaica, embora ainda esta não representasse a maioria da população do bairro. Instalaram-se na região mais próxima à Rua José Paulino, abriram lojas, estabeleceram comércio, indústrias de tecido e confecções, diversas sinagogas, entidades, instituições, jornais, escolas e continuaram se organizando. Estas informações constam de um artigo que sra. Sarah Feldman escreveu, relativo ao bairro do Bom Retiro, inclusive sobre a década de 1940. Para ler o artigo completo veja  “As múltiplas faces do Bom Retiro”, no Boletim Informativo n.32 do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, de setembro/dezembro de 2004, . E assim, a busca por detalhes sobre a Sinagoga Talmud Torah, em textos, artigos, fotos, documentos, e depoimentos de frequentadores e seus familiares prossegue...

Após a última postagem neste blog, relacionada à Sinagoga Talmud Torah, diversos comentários foram escritos no Facebook. Aqui os compartilho:

Em minha página, Walter Cymberknop contou: “Estudei no Talmud Thora no período de 1967 a 1972, frequentava a sinagoga diariamente. Também fiz o meu Bar-Mitzvah lá. Infelizmente não possuo nenhuma foto”. David Carlessi comentou: “Que linda, imponente!!!” Priscila Uziel gostou do texto e sr. Mario Pedro Lagus escreveu: “Você sempre nos surpreendendo com novas histórias de sinagogas”. 

Na página “As Sinagogas em São Paulo”, sra. Maria Lucia Sophia Pasquini indicou Jose Luiz Goldfarb e Rafael Sophia Pasquini, e Marcio Shmuel Chaim Gomes Dos Santos postou: “Uma grande viagem pela história”.

Em Hasbara & Sionismo, Mendel gostou da foto divulgada: “Para aqueles que como eu frequentou essa sinagoga, é emocionante ver uma foto tão antiga !! Hoje ela é lidera pelo Rav Hersh Begun, que por sinal fez meu Bris. Tirando as grades do meu tempo, não mudou nada”. E Daniel Scaba marcou Isaac Meir Singal e Moshe Singal, e ainda enviará um texto e fotos relativas a esta sinagoga.

Na página de Jewish Brasil, sr. Nestor Zeitune comentou: “Eu estudei aí quando criança. Que saudades!! Espetacular seu trabalho. Eu era muito pequeno. Meu pai frequentava outra Sinagoga Sefaradi na Mooca, e depois em Higienópolis. Meu avô era o Sr. Nissim Zeitune, ele era surdo e mudo, muito querido pela comunidade. Um de seus filhos, o Sr. Yamtob Zeitune era Mohel e fez a circuncisão de várias crianças da comunidade. Até a comunidade muçulmana contava com seus serviços, pois na época eles não tinham ninguém especializado nisso. Vou ver se meu pai tem alguma foto dessa época. A filha do meu tio Yamtob Zeitune deve ter fotos e muitos relatos do pai e avô. Ela se chama Alegria Nigri.” E Edy Balissiano contou: “Eu frequentei a sinagoga do Talmud Tora, por 1 ano, pois morava próximo e fiz o Kadish para meu pai lá. Nestor Zeitune, também frequentei a da Mooca... Muitas saudades”.


Já em Tora Judaismo e Sionismo, sr. Yochanan Pinchas Diamant questionou inicialmente se a foto publicada seria da sinagoga em Santos. E contou: “Eu sou de São Paulo, mas nunca frequentei o Bom Retiro, mas minha avó tinha um apartamento em frente à Sinagoga da Rua Martinho Prado. Fui algumas vezes e eu frequentei a dos húngaros ali perto, na Rua Augusta, e claro desde 1995 diariamente na Central, na Mello Alves, sou de Higienópolis”.

Na página ArtiSion- Sionismo e Hasbará, Luiz Fernando Chimanovitch contou que seu Bar-Mitzvah foi nesta sinagoga. E o de Jonas Leiderman, também.

Em Eventos Judaicos Sociais Culturais e Religiosos, sr. Jaime Gruenberg escreveu: “Estudei no Talmud Torah, onde anos depois vim a ser seu presidente. Uma honra muito grande.

Na página da Hebraica e por e-mail Jacque Dick comentou: “ Estudei no Talmud Torah, coloquei no meu Face. Uma idéia seria você pedir para todos que comentaram no meu Face, sobre fotos, lembranças”. E em sua página marcou diversas pessoas que também lá estudaram...

José Luiz Goldfarb compartilhou a postagem anterior, e Magali Boguchwal Roitman contou: “Era minha sinagoga antes de trabalhar na Hebraica”. Jose Luiz Goldfarb  lembrou: “Eu visitava em Yom Kipur, quando era criança, e passava as festas com avós no Bom Retiro”. Nesta página Diógenes Sousa indicou Renata Geraissati. E Maria Lucia Sophia Pasquini avisou: “Quero um dia poder visitar a Escola!!”

Em Guisheft Vendas e Anuncios, Alberto Raicher escreveu: “Parabéns por nos trazer recordações de nosso passado a coletividade”.

E você, quais suas memórias da Sinagoga Talmud Torah e das Sinagogas do Bom Retiro? E de outros bairros de São Paulo? Possui fotos, documentos? Compartilhe-os!!! Vamos registrar nossa história através da história dos frequentadores, e de seus familiares, nas sinagogas em São Paulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...