domingo, 9 de fevereiro de 2020

Visita à Congregação Monte Sinai


Em 04 de fevereiro de 2020 pude conversar com Rabino Azulay, e visitar a Congregação Monte Sinai, em Higienópolis. 
Esta sinagoga ainda hoje mantém a mesma tradição, costumes e meldodias das rezas dos que aqui chegaram, de famílias provenientes de Sidon, ou Seida, ao sul do Líbano e a 60km da cidade de Tzfat. Comunidade esta que inicialmente se dirigiu ao Rio de Janeiro, depois à cidade de São Paulo e fundou a Sinagoga Israelita Brasileira na Mooca. 
Informações sobre esta sinagoga na Mooca já foram divulgadas neste Blog, mas caso alguém possua mais detalhes, entre em contato...
Rabino Azulay comentou que a coletividade que frequentava a sinagoga da Mooca morava no bairro, mas também no Ipiranga. Reuniam-se também no Grêmio Monte Sinai em festas, eventos e time de futebol, uma maneira não só de manter unida a comunidade judaica que ali vivia, mas também uma forma de se evitar a assimilação.
A migração de uma parcela dos frequentadores da Sinagoga Israelita Brasileira para outros bairros, entre eles Higienópolis, a busca pela melhoria das condições de vida, e as dificuldades do bairro, como as enchentes, motivaram a aquisição do terreno à Rua Piauí. Pensava-se, à época, no futuro e continuidade desta comunidade, inclusive na questão de assimilação que poderia ocorrer. 
Na ocasião, 10 pessoas se juntaram, sendo 3 da família Khalili, 4 da família Nigri, 1 da família Cohen, 1 da Politi e 1 da Zeitune.
Em 1971, a sinagoga ficou pronta, tendo o sr. Joseph Meyer Nigri como engenheiro. Como comenta, um sucesso quanto à continuidade e visão de futuro, lembrando que os descendentes permanecem em escolas judaicas como Beit Yaacov, Iavne e Maguen Avraham.
Agradeço ao Rabino Azulay pela oportunidade de conversarmos e de visita a esta sinagoga.
Caso você possua fotos, histórias, memórias, documentos, plantas e demais detalhes da Congregação Monte Sinai, ou de outras sinagogas da cidade, entre em contato comigo, deixando um comentário ou encaminhando um e-mail para myrirs@hotmail.com

3 comentários:

  1. Myriam, como vai? Espero que bem! Queira me esclarecer algo, por gentileza...esta sinagoga como a de Pinheiros são abertas a visitação? Preciso redigir uma matéria sobre o judaismo no Brasil e fortunadamente achei seu blog! Pode me ajudar? Muito grato!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde como vão todos, gostaria de saber qual sinagoga é mais próxima da região de Interlagos aqui na zona sul de São Paulo. Minha filha precisa fazer um trabalho sobre a religião judaica e não estou conseguindo contato com a sinagoga de Pinheiros Beth Jacob

    ResponderExcluir
  3. Bom dia tudo bom Miriam assim como Miguel minha filha precisa fazer um trabalho também sobre a religião judaica E aproveitando a pergunta dele você sabe como eu posso fazer entrar em contato para marcar uma entrevista obrigada

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...