Vocês conhecem a Enciclopédia Judaica? Já verificaram a diversidade de informações disponíveis, relacionadas às sinagogas e à comunidade judaica brasileira? A edição brasileira foi publicada no Rio de janeiro pela Editora Tradição, em 1967, no mesmo ano da inauguração do edifício da Congregação Mekor Haim, à Rua S. Vicente de Paula.
No volume 1, na página 351 desta enciclopédia, há a informação de que a Congregação Mekor Haim foi fundada em 07 de junho de 1959, e sua sede, na ocasião, situava-se à Rua Brigadeiro Galvão, 181. Entre os objetivos, lista “organizar e manter os serviços religiosos de rito sefaradita, fomentar a cultura israelita entre os associados, organizar e manter serviços de beneficência e de assistência médica, e colaborar com as demais entidades judaicas”. Naquele ano, o número de sócios totalizava 546 pessoas e informa que estavam construindo sua nova sede.
A primeira diretoria era composta por Joseph Fahri(presidente), Raphael Horn e Ibram Salama(vice-presidentes), Elie Arias, Raphael Levy, Moise Cohen, Victor Lagnado, Edgard de Piccioto, David Douek, Albert Gomel, David Simhon, Izaac Carolla, Ezra Shammas, Zaki Cohen, Alexandre Ados e Moche Bigio.
Um dos projetos desenvolvidos pela
Congregação Mekor Haim é o Projeto Mekor Avodá, lançado em junho de 2013,
um portal de empregos, onde o portal faz o contato entre quem procura uma
colocação e quem oferece uma vaga. Sempre o primeiro contato entre as partes é
feito pelo Mekor Avodá. Esta informação consta do site da Conib: https://www.conib.org.br/congregacao-mekor-haim-em-sao-paulo-lanca-o-projeto-mekor-avoda-portal-de-empregos/ e o acesso ao Mekor Avoda é feito pelo site http://www.mekoravoda.com.br/
Espero em
breve ser recebida para visitar a sinagoga novamente, e conversar com seus
frequentadores. Enquanto esta visita não acontece, permaneço buscando detalhes
em livros, publicações e internet.
Assim
pergunto: você faz parte da Congregação Mekor Haim? Sua família frequenta ou requentava
esta sinagoga? Teria informações, fotos, detalhes, memórias e histórias sobre
esta sinagoga? Como é a disposição interna do edifício e suas sinagogas?
Poderia escrever um texto relacionado a esta sinagoga? Gostaria de ser
entrevistado? Deixe seu comentário, ou encaminhe para myrirs@hotmail.com