quarta-feira, 16 de março de 2022

Visita à sinagoga Kehilat Mizrachi

Já divulguei, aqui, diversas informações, fotos e histórias sobre diversas sinagogas do bairro de Higienópolis. Compartilhei no blog memórias de frequentadores e seus familiares, relacionadas à Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch (Shil da padaria), ao Centro Cultural Israelita Knesset Israel, à Congregação Monte Sinai e ao Centro Judaico Bait.


Em 15 de março de 2022 pude visitar e rever a Kehilat Mizrachi, em Higienopolis. A sinagoga, salas de aula, espaço para kidush, cozinha, setor administrativo inserem-se em uma casa adaptada para estas funções. 

A sinagoga possui um setor masculino e um feminino, separados por uma mechitza(divisória) em vidro e madeira. O acesso, a cada setor, é feito de maneira independente. O acesso à ala masculina, é possível por uma porta dupla em madeira, situada logo na entrada do edifício. Já o acesso à ala feminina, ocorre através de um pátio. Este pátio é utilizado não só como espaço para kidush e sala de aula, como também é o local onde se constrói a Sucah na festa de Sucot. Neste espaço, fixa em uma parede, uma bandeira de Israel. Como já comentado em outra publicação, a Kehilat Mizrachi comemora Yom Haatzmaut.

No espaço masculino situa-se a Bimah, à frente do Aron Hakodesh. O Aron Hakodesh é recoberto por uma capa, a parochet, em veludo bordado, e nas suas laterais vê-se dois vitrais coloridos. Os bancos em medeira, detalhe comum em grande parte das sinagogas já visitadas, não estão presentes nesta sinagoga. Em seu lugar, cadeiras estofadas, e mesas, recobertas, para apoio dos sidurim e machzorim. Uma placa em homenagem aos doadores está afixada na parede do setor masculino.

As salas de aula situadas no andar superior dispõem de cadeiras e mesas. 

Em uma dela, mais ampla, nota-se outro Aron Hakodesh, menor do que o da sinagoga. Esta sala é utilizada também como espaço de sinagoga em Rosh Hashana e Yom Kipur, e, eventualmente, nos Shabatot.

Você frequenta ou frequentou esta sinagoga? E seus familiares? Alguma informação a acrescentar? Fotos, documentos, memórias a compartilhar? Participe você também. Encaminhe e-mail para myrirs@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...