sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Mooca Judaica, Unibes Cultural, Museu Judaico de São Paulo, sinagogas e o novo curso de CPF SESC


Um novo curso no Centro de Pesquisa e Formação terá inicio em 11 de novembro de 2025!

E estão previstas visitas à exposição “Mooca Judaica: histórias e memórias de uma comunidade”, na Unibes Cultural, visitas às sinagogas, visita ao Museu Judaico de São Paulo, ao Bom Retiro, incluindo a ‘Casa do Povo”, alguns dos diversos espaços de memória e de legado da historiada comunidade judaica em São Paulo.


Este curso, “Expressões da presença judaica no Brasil: comunidades, memórias e arquiteturas” será ministrado por Adriana Abuhab Bialski, Ernesto Mifano Honisgsberg, Maria Lúcia Guilherme e por mim e, como podemos ler no texto de divulgação do Centro de Pesquisa e informação do Sesc, tem como objetivo introduzir a diversidade cultural do judaísmo brasileito, as comunidades que se estabeleceram no país a partir do século XIX, apresentar os três principais grupos judaicos conforme sua origem - asquenazes, sefarditas e orientais -  e focar nas particularidades no contexto da imigração contemporânea, como o idioma, tradições, costumes, simbologias, literatura, artes.

 

As sinagogas, tema principal deste blog, serão exploradas não apenas como espaço de culto, mas também como espaços culturais e de encontro, representando o importante patrimônio arquitetônico judaico-brasileiro.

 

Não percam! Três aulas presenciais no Sesc e três aulas externas!

Façam suas inscrições no link: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/expressoes-da-presenca-judaica-no-brasil-comunidades-memorias-e-arquiteturas

 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Uma pausa em 2025 e aulas sobre “Sinagogas como Patrimônio"

Com a chegada do ano de 2025, há seis meses, novas oportunidades surgiram à minha frente, e, desde fevereiro, ao lado de Adriana Abuhab Bialski, Maria Lúcia Guilherme e Ernesto Mifano Honigsberg, tenho participado de cursos relacionados aos judeus no Brasil, suas imigrações, memórias, culturas, sinagogas, comunidades e diversidades.

Ministramos, até o momento, um curso de verão na FFLCH USP, um curso no "IBI no campus", e um curso na Unibes Cultural, cada um com diferentes abordagens. Um novo caminho que venho percorrendo, incentivada e motivada por esta equipe e pelo público que tem participado de cada aula. 

O tema de minhas aulas, “Sinagogas como Patrimônio” está diretamente relacionado às postagens deste blog, ao longo do tempo, como um recorte do estudo que realizo sobre as sinagogas paulistas. No entanto apresento o significado, origem, objetos e mobiliários das sinagogas; sinagogas sefarditas, asquenazes, orientais; ortodoxas, conservativas, liberais; sinagogas no Brasil e, em particular, em São Paulo; patrimônio cultural e definições; revitalização, readequação, retrofit e reuso dos espaços edificados, sinagogas como patrimônio, lugares de memória,  mudanças e novos usos, sinagogas demolidas.

Novos cursos, em diferentes espaços, estão programados, além da divulgação, em breve, do trabalho de resgate de memórias de uma das comunidades judaicas paulistanas, em conjunto com Adriana Abuhab Bialski.

Agradeço o apoio que temos recebido!!!