quinta-feira, 5 de junho de 2025

Uma pausa em 2025 e aulas sobre “Sinagogas como Patrimônio"

Com a chegada do ano de 2025, há seis meses, novas oportunidades surgiram à minha frente, e, desde fevereiro, ao lado de Adriana Abuhab Bialski, Maria Lúcia Guilherme e Ernesto Mifano Honigsberg, tenho participado de cursos relacionados aos judeus no Brasil, suas imigrações, memórias, culturas, sinagogas, comunidades e diversidades.

Ministramos, até o momento, um curso de verão na FFLCH USP, um curso no "IBI no campus", e um curso na Unibes Cultural, cada um com diferentes abordagens. Um novo caminho que venho percorrendo, incentivada e motivada por esta equipe e pelo público que tem participado de cada aula. 

O tema de minhas aulas, “Sinagogas como Patrimônio” está diretamente relacionado às postagens deste blog, ao longo do tempo, como um recorte do estudo que realizo sobre as sinagogas paulistas. No entanto apresento o significado, origem, objetos e mobiliários das sinagogas; sinagogas sefarditas, asquenazes, orientais; ortodoxas, conservativas, liberais; sinagogas no Brasil e, em particular, em São Paulo; patrimônio cultural e definições; revitalização, readequação, retrofit e reuso dos espaços edificados, sinagogas como patrimônio, lugares de memória,  mudanças e novos usos, sinagogas demolidas.

Novos cursos, em diferentes espaços, estão programados, além da divulgação, em breve, do trabalho de resgate de memórias de uma das comunidades judaicas paulistanas, em conjunto com Adriana Abuhab Bialski.

Agradeço o apoio que temos recebido!!!

4 comentários:

  1. Shalom,

    Meu nome é Aline Baptista e recentemente descobri, por meio de pesquisas familiares, que sou descendente de judeus sefarditas. Esse reencontro com minhas raízes despertou em mim um desejo profundo de conhecer melhor a tradição, a cultura e a fé do povo judeu.

    Gostaria muito de saber como posso visitar e participar dos encontros da sinagoga, entender mais sobre as práticas e, quem sabe, iniciar um caminho de aprendizado e integração com a comunidade.

    Se possível, gostaria de ser orientada sobre quais seriam os primeiros passos para quem está buscando se aproximar do judaísmo com respeito e sinceridade.

    Ficarei muito grata pela atenção e por qualquer orientação que puder me oferecer.

    Shalom uvrachá,
    Aline Baptista

    ResponderExcluir
  2. Myriam, o curso estará aberto para outras pessoas que não sejam judeus mas que tenham interesse na arquitetura das sinagogas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cursos são abertos a todos os interessados em conhecer sobre sinagogas, sua arquitetura, o patrimônio cultural...

      Excluir
  3. Ola Aline, busque contato diretamente com as sinagogas (não as represento), e se quiser, participe de nossos curso sobre os judeus no Brasil a partir do final do século XIX, expressões culturais, arquiteturas, memórias, histórias, sinagogas como patrimônio...

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...