quinta-feira, 13 de julho de 2017

Familiares e frequentadores da Sinagoga União Israelita do Ipiranga

 Sr. Pessia Krachmalni, Chazan da Sinagoga do Ipiranga
Podemos ler várias observações na página que publico no Facebook “Sinagogas em São Paulo, Arte e Arquitetura Judaica”, relativas às postagens sobre a Sinagoga União Israelita do Ipiranga:


Lembrou também que há uma foto do sr. Janquiel Winer, cunhado de Doroty Raicher (casado com a irmã Cima-Sonia) na Sinagoga do Cambuci, na parte da Maçonaria. Por morar na zona norte de São Paulo, disponibilizou-se para ir ao Macabi-Tremembé, averiguar o material disponível, relativo à Sinagoga do Ipiranga. E enfatiza: “Será que guardaram as plaquinhas dos bancos?”

Doroty Raicher contou que morava no Ipiranga, e frequentava a sinagoga juntamente com os pais. Moravam na Rua Silva Bueno. Os pais tinham cadeiras marcadas, como ocorria nas demais sinagogas de São Paulo: sr. Peissia Krachmalni e sra. Ita Goichaman, conhecidos por Paschoal e Ida. Informou-me que o pai cantou muitas vezes como Chazan nesta sinagoga, nas Grandes Festas. E comentou também que, anos depois, tudo que pertencia à sinagoga foi levado para o Macabi no bairro da Cantareira. Doroty Raicher encaminhou ao Alexandre Winer, e este enviou-me por mensagem, a foto desta publicação: Sr. Peissia Krachmalni, vestido a caráter, para cantar. Alexandre Winer escreveu: “Segue foto do meu bisavô, Peissia Krachmalni, pai de minha avó Cima Krachmalni e de Doroty Raicher minha tia-avó...” Alexandre autorizou-me compartilhar a foto e escreveu: “Parabéns e obrigado pelo lindo trabalho!” Palavras de incentivo ajudam a seguir em frente sempre, nào é verdade?

Lilian Raicher Frischmann comenta sobre a foto do sr.  Peissia Krachmalni: “Meu avô materno Peissia Krachmalni foi Chazan( cantor) e um dos fundadores da Sinagoga do Ipiranga."

Debora Raicher ainda escreveu: “Leia isto tia Dina!!!!!”

No grupo Historias Judaicas, do Facebook, Monica Zilbovicius indicou Moises Iavelberg e David Iavelberg. Já no grupo Hebraica, também do Facebook, Luiz Paulo Jardinovsky avisou Natalie Kuperchmit Bluvol para mostar as publicações ao pai...

E você, teria fotos, ou documento, ou alguma história para contar sobre as Sinagogas em São Paulo? E quanto à arte e arquitetura destas? Gostaria de compartilhar???

2 comentários:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...