segunda-feira, 17 de julho de 2017

Famílias Raicher, Winer e a Sinagoga do Ipiranga

Rua Brigadeiro Jordão, 841-Street View-Google-julho2016
Dov Winer e Lilian RaicherFrischmann entraram em contato por e-mail contribuindo com informações para documentação sobre a Sinagoga Israelita do Ipiranga.  Dov contou:

“A Lilian Raicher, minha prima, me mandou o endereco do teu blog sobre Arquitetura e Arte Judaica em São Paulo. Foi emocionante ver a foto do meu avo, o Peisse Krachmalni e as historias sobre o Ipiranga. Meu pai, Jankel Winer, tambem cantou na Sinagoga do Ipiranga. Ambos eram profissionais e ocasionalmente contribuiram para a construção das sinagogas do Cambuci e do Ipiranga, “fazendo forfeit” do pagamento pelos Yamim Noraim.  É um esforço sobre humano cantar tantas horas em jejum e sem beber água como é o caso em Yom Kippur . O meu pai se formou como Chazan no Templo da rua Martinico Prado (onde esta agora o Museu Judaico). Ele era cantor de radio (com o nome de Arlindo Brasil) mas o pai dele, meu avo, o shochet do Braz, Aizik Winer, fez ele fazer um Cabalat Shabat na Sinagoga do Braz e dai se desdobrou a carreira profissional. Nos anos 60 ele foi diretor de assuntos judaicos (voluntario) da Hebraica e introduziu o Segundo Seder que existe ate hoje la. Alias, talvez voce queira dar uma espiada no arquivo da Sinagoga do Ipiranga que esta no Centro de Memoria do Museu Judaico. Veja: “CI 0008 SINAGOGA ISRAELITA DO IPIRANGA".

Dov ainda indicou... “Se voce está interessada nas sinagogas em São Paulo contate a família Largman da Lapa. Eles construiíam a sinagoga. A prima da minha mãe,a Esther (Krachmalni) Langerman esta com mais de 90 anos mas bem ativa e lucida. Abraço, Dov (no Ipiranga, Bera)”

Lilian, por e-mail, forneceu-me o contato da mãe, Doroty Raicher, a quem irei contatar e contou-me que Dov mora em Israel.

Rua Brigadeiro Jordão, 841-Street View-Google-julho2016
Por sua vez, Dov informou-me que espera achar fotos relevantes da Sinagoga, autorizando no mesmo a divulgar as informações que forneceu... e assim, agradeço a autorização!!

Na referida caixa “CI 0008 SINAGOGA ISRAELITA DO IPIRANGA", disponível no CDM do Museu Judaico (antigo AHJB), indicada por Dov Winer, a qual já havia consultado há tempos atrás, temos informações sobre o Gremio União Israelita Ipiranga, que estava situado, também à Rua Brigadeiro Jordão, 841. 

Em julho de 1955 a diretoria deste era composta por: Presidente-Bernardo Scholnik, Vice-presidente-Henrique Metzger, Secretário-Jacob Murahovschi, Segundo-secretário-Jacob Krip, Tesouraria-geral Gircha Skitnevsky, Primeiro-tesoreiro-Jaime Schnaider, segundo-tesoureiro-Jaime Murahovschi, Depto feminino-Erminia Kravecas, Depto cultural-Mauricio Besen, Depto social-Marcos Ficher.


Há uma segunda listagem, provavelmente relativa à Sinagoga, aonde temos: Presidente-Raphael Creimer, Vice-presidente-Berel Reicher, Primeiro-secretário-Paulo Gabel, Segundo-secretário-Moises Kuperchmit, Primeiro-tesoreiro-Miguel Torikatchvili, segundo-tesoureiro-Wolf Itzicovitch, Terceiro-tesoureiro-Salomão Holckman, Gabai-Michel Murik, Conselho Fiscal-Bernardo Schneider, Abrão Liberman, Israel Demasko, Sender Weiser, Gerson Tarasavstzky.

Alguma incorreção? Participem, colaborando com mais informações!!!

2 comentários:

  1. Interessante preservar a história para a posteridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sr. Benedito Pimentel! Caso tenha alguma informação, aguardo contato: myrirs@hotmail.com

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...