quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sinagoga da Sociedade Hebraico Brasileiro Renascença - Bom Retiro



Compartilho aqui algumas informações relacionadas à Sinagoga do Renascença divulgadas no livro “Renascença, 75 anos/1922-1977”. Esta publicação foi realizada pela Sociedade Hebraico Brasileiro Renascença, e a pesquisa histórica e a edição tiveram o apoio cultural do sr. Samuel Klein, sendo o Projeto e Coordenação Editorial de Roney Citrinowicz.

O Renascença esteve situado, em seu início, na Rua Florêncio de Abreu e na Avenida Tiradentes. Antigos alunos contaram no livro que lembravam-se do professor Moyses Wainer, e relataram que sempre havia festa de Purim, Pessach, Rosh Hashaná. Como podemos ler, “o ano se encerrava com festas, havia um shil na escola em Yom Kipur, eles faziam o shil dentro da escola...” Esta é a primeira informação que encontrei a respeito de uma sinagoga na Escola Renascença. No mesmo livro, à página 84 vemos que nas festas judaicas de “Iom Kipur e Rosh Hashaná, o Renascença adaptava duas salas de aula para montar uma sinagoga e organizava os serviços religiosos. Durante alguns anos na década de 50, o chazan foi Isac Trejgier, que estudou na escola na década de 40”. E em destaque, à página 177 há o texto “Bom Retiro faz festa para doação de Torá à Escola. Em agosto de 1975 a Sinagoga do Renascença do Bom Retiro, que funcionava na Rua Bandeirantes, recebeu um Sefer Torah doado por David Gorodeski...a primeira Torah foi recebida com grande festa nas ruas do Bom Retiro, centenas de pessoas, inclusive alunos acompanharam, desde a casa do professor Busquila até a Rua Prates... Com a doação da Torah, conta abrãoa sinagoga tomou novo impulso, conta Abrão Bernardo Zweiman, que junto com Judah Busquila, organizava os serviços religiosos diários da sinagoga do Renascença, localizada na Rua Bandeirantes.”

No mesmo livro e ainda sobre o Renascença, Marcos Smaletz relatou que os alunos da escola completavam o minian da Sinagoga Beith Iztchak Elchonon, diariamente, participando na leitura da Torah, da chazanut, colocavam Talit e Tefilin. E sr. Isac Tejger lembrou que nos anos 1930/1940 as festas judaicas eram comemoradas nas salas de aula. Estas possuíam portas-sanfona que eram abertas, permitindo que as salas fossem unidas, com espaços separados para homens e mulheres.

Vocês frequentaram ou ainda frequentam a Sinagoga do renascença? Vamos compartilhar memórias e histórias? Esta pesquisa conta com a participação de cada um da comunidade judaica ou não para resgatar a História das sinagogas em São Paulo. Vamos colaborar???? Encaminhem um e-mail para myrirs@hotmail.com ou deixem seus comentários neste post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...