domingo, 22 de setembro de 2019

Sinagogas por Gregori Warchavchik - Paulo Mauro Mayer de Aquino


Sinagoga Centro Israelita de São Paulo 
Sinagogas por Gregori Warchavchik – Paulo Mauro Mayer de Aquino


Nascido em Odessa-Ucrânia em 1896, Gregori Warchavchik muda para a Itália, em 1918, onde se forma em arquitetura pelo Instituto Superior de Belas Artes de Roma. Em 1923, a convite de Roberto Simonsen, proprietário da Companhia Construtora de Santos, muda-se para São Paulo para trabalhar em sua empresa.

Planta - Sinagoga Centro Israelita de São Paulo 
Em um ambiente ainda efervescente pós Semana de Arte Moderna de 22 e de uma economia em crescimento, Gregori passa a ter contato com os intelectuais modernistas de SP. Em 1927 casa-se com Mina Klabin, filha do industrial Maurício Freeman Klabin.

No mesmo ano, Gregori projeta e constrói a sua própria residência, a primeira casa modernista de São Paulo, e daí em diante passa a projetar em seu próprio escritório para clientes.

Entre seus projetos para a comunidade israelita estão às sinagogas do Templo Beth-El, do Centro Israelita de São Paulo, do Lar dos Velhos, para os Israelitas da Colônia Síria e a da Congregação Israelita Paulista.

Warchavchik à frente do projeto de Roder,
durante a execução do revestimento em pedra
Para a sinagoga do templo Beth-El Gregori apresenta um projeto mais modernista enquanto Samuel Roder um projeto mais clássico, sendo este último o escolhido. Roder, atendendo a um pedido, coloca Warchavchik a frente do projeto durante o período em que é executado o revestimento em pedra do Templo.

Já para a Sinagoga do Centro Israelita de São Paulo, respeitando o desenho do terreno e seu desnível entre à Rua Newton Prado e a Rua Talmud Thorá, Gregori propõe um desenho linear ocupando a maior parte do terreno.



Sinagoga para os israelitas da Colonia Síria - R. Odorico Mendes
A Sinagoga no Lar dos Velhos fica na Rua Coronel Lisboa com a Rua Madre Cabrini, a Sinagoga para os Israelitas da Colônia Síria à Rua Odorico Mendes e, quanto ao concurso para a Congregação Israelita Paulista, o vencedor do projeto foi o arquiteto Henrique Mindlin.

No acervo pessoal do arquiteto Gregori Warchavchik está o projeto da Sinagoga do Centro Israelita de São Paulo,o projeto da Sinagoga para os Israelitas da Colônia Síria e um conjunto de fotos do Templo Beth-El.

Os pesquisadores interessados podem entrar em contato diretamente com o autor deste texto através do e-mail warcha.paulomauro@uol.com.br

Paulo Mauro Mayer de Aquino é arquiteto e responsável pela organização do acervo do arquiteto Gregori Warchavchik desde 2004

Bibliografia consultada: “Aquino, Paulo Mauro Mayer de (org.). Gregori Warchavchik – Acervo Fotográfico vol.- I e vol.-II, São Paulo, edição Família Warchavchik, 2005 e 2007.”.

Projeto proposto para a Congregação Israelita Paulista


Revistas Habitat_21, Acropole_199, Acropole_348.

Créditos das imagens: “Coleção Gregori Warchavchik”. 

E você, possui alguma informação sobre os projetos propostos por Gregori Warchavchik para as Sinagogas em São Paulo? Compartilhe, divulgue, deixe seu comentário aqui ou envie para myrirs@hotmail.com . Vamos compartilhar as memórias e divulgar a história, a arte e a arquitetura das sinagogas da cidade! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...