terça-feira, 9 de outubro de 2018

Synagoga Centro Israelita de São Paulo


A Sinagoga Knesset Israel, foi fundada em 02 de novembro de 1916, com a denominação de Synagoga Centro Israelita, numa pequena sede, onde as famílias e outros membros da coletividade judaica podiam frequentar e realizar os festejos da comunidade. Conta-se que uma cisão da Sinagoga Kahalat Israel levou à fundação desta sinagoga... 

Como já divulgado, localizava-se à Rua Capitão Matarazzo, 18, atual Rua Newton Prado, 76, no Bom Retiro. Assim que a sociedade foi fundada, efetivou-se a aquisição, por escritura lavrada em 19 de dezembro de 1916, de um terreno de 7,50m de frente. 

O lançamento da pedra fundamental deste empreendimento recebeu, na época, destaque da imprensa. A fundação ocorreu em 1916, porém a Sinagoga ficou pronta somente em 1918, contando com 300 sócios

No ano 1929, o edifício já não comportava o aumento do número de imigrantes. Agregou-se ao terreno e edifício existente um novo terreno, também de 7,50m de frente, por aquisição feita em 03 de abril de 1929.
Durante muitos anos, esta área permaneceu como jardim e área de lazer da Sinagoga. Pretendia-se demolir o edifício existente, visando a construção de um novo. O projeto do novo edifício, que não foi executado, previa comportar mais de 500 sócios, seria em concreto armado, possuiria uma biblioteca, salão, e variados espaços.

Uma ampla reforma ocorreu em 1936, na gestão do sr. Luiz Fridman, cuja execução ficou a cargo de uma comissão construtiva composta por Aron Barmack, Mauricio Zaitz e Elias Amstein. Uma pequena sinagoga para as orações diárias e um salão para festas e reuniões foram adicionados ao espaço existente. Nesta época passou a ser conhecida como “Groisse Shil”.

Ao longo do tempo, foi liderada por proeminentes rabinos da cidade, sendo o Munkatcher Rebe o último de uma época, até sua mudança para Israel há mais de 50 anos.

Em Assembléia de 08 de novembro de 1966, presidida por Sr. Abraham Idel Portnoi, confirmou-se a necessidade de ampliar as dependências, pra atender seus sócios, famílias e outros membros da coletividade. O edifício antigo foi demolido, dando lugar à nova sinagoga, com amplo salão e vitrais, passando a oferecer lugar para mais de mil pessoas, além de outras espaços, projeto encomendado a Mauricio Tuck Scneider. Os membros da Sinagoga nesta época eram: Presidente Moisés Dejtiar; Vice-presidente Pejsach Zaterka; Secretário-geral Isaac Timoner; primeiro-secretário Abrão Rosemberg e David Vaie; Tesoureiro-geral Alfredo Fichman e Motel Kogan; primeiro-tesoureiro José Coin e Isaac Zaitz.

A inauguração oficial deu-se em 1981. Afirmaram, na época, o “propósito em prosseguir com o engajamento de gente nova, manter e desenvolver um ativo centro comunitário, agrupando e educando os jovens”, reforçando o art.4 dos Estatutos Sociais da época: “zelar e difundir os princípios que regem a religião israelita, de acordo com suas tradições, dentro das normas vigentes no país”.

Crédito: as fotos pertencem à Sinagoga Knesset Israel.

Um comentário:

  1. Fico feliz de ver aqui a menção de meu avô Elias Amstein, que participou ativamente da administração desta sinagoga, chegando a ser seu Presidente entre as décadas de 50/60.
    Infelizmente nada restou da antiga sinagoga, visto que foi totalmente demolida dando lugar a um projeto moderno cuja fachada em nada lembra uma sinagoga. Só restaram eventuais fotografias no atual Museu Judaico.
    Idal Gass




    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...