segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Sinagoga Kneset Israel em Higienópolis

Painel de fotos exposto no evento ,
do centenário da Sinagoga  Knesset Israel
realizado em 02 de novembro de 2016,
na então futura sede da Rua Brasílio Machado

Aos 70 anos da Sinagoga Kneset Israel, a Diretoria era composta pelo Presidente Berel Fridman; pelo Vice-presidente Moyses Timerman; Primeiro-secretário Dr. Nelson Kojranski; Segundo-secretário Dr. Saul Bleivas; Primeiro-tesoureiro Samuel Broder; Segundo-tesoureiro Jaime Kaufmann e Gabai Leone Secemski.

Por mais de 30 anos, a Sinagoga não teve um rabino fixo (dos anos 1960 a 1994) e contava com um grupo de pessoas que se encarregava de conduzir os serviços religiosos, e de lutar pela sobrevivência da Entidade.

Em 1995, o rabino Motl Malowany, formado pela Yeshiva Chabad Lubavitch, foi convidado a ocupar o cargo na Sinagoga, o que o faz até os dias de hoje, ficando à frente dos serviços religiosos e da aproximação com as famílias da comunidade, com cursos, palestras, aulas de Bar/Bat-Mitzva, atividades para jovens, e eventos.

Com a melhoria da situação econômica de muitas famílias judaicas do Bom Retiro, a partir dos anos de 1970, e a mudança destas para Higienópolis, a sede central foi transferida para a Avenida Angélica, sendo inaugurada, em 1996. Visava-se a reaproximação com as famílias de seus antigos frequentadores, a construção de uma sede própria neste bairro, sendo intitulada Centro Cultural Israelita Knesset Israel... Desta forma, também, após 10 anos de muito trabalho, decidiu-se pela venda da antiga sede no Bom Retiro à instituição beneficente Ten Yad.

De lá para cá, os membros da Knesset Israel se mantiveram firmes ao propósito de buscar o aumento do quadro social, o engajamento de novos membros e a estabilização de uma filosofia comunitária, no sentido de implantar, manter e desenvolver um ativo centro comunitário dentro das tradições judaicas.

A Knesset Israel, hoje em dia, atende a um público formado não apenas por ashquenazim, mas também por judeus de origem sefaradita. Ao longo dos anos foram desenvolvidas, atividades entre as quais destacam-se aulas de religião, filosofia judaica e outros assuntos culturais analisados da perspectiva do judaísmo, para os mais diversos públicos, cursos de Bar-Mitzvá, cursos preparatórios para noivos e noivas, atividades apara a 3ª idade, atividades lúdicas para adultos e crianças, shows beneficentes, assistência espiritual para famílias, visitas aos enfermos, encaminhamento e assessoramento profissional, palestras, kidushim semanais às sextas-feiras e aos sábados, envio de mensagens semanais de estudo sobre a Parashá, serviços religiosos e rezas diárias, além de eventos comemorativos pertinentes às festas religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...