segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch


A Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch situa-se à Rua Dr. Veiga Filho, em cima de uma padaria. Pude visitá-la, e conversar com Alberto Savoia, presidente desta sinagoga, no dia 26 de novembro, antes do horário de Minchá e após o horário de estudos dos meninos do Colel.

Uma escadaria conduz ao espaço da sinagoga. O setor masculino possui cadeiras situadas próximas à Bimah e ao Aron Hakodesh, que guardam as Torót. O setor feminino, separado, situa-se na parte posterior. Um terraço coberto comporta o salão do Kidush, que, na Festa de Sucót, abriga a Sucá. Cozinha e banheiros mantêm o aspecto original, da época da construção do edifício, não foram modernizados. Um ventilador, um relógio e alguns quadros ocupam as paredes.

Esta sinagoga originou-se em 1972, a partir da Sinagoga Tiferet. Com a saída de muitos jovens que a frequentavam e que mudaram de sinagoga, hoje em dia é formada principalmente pelos senhores mais velhos, que se reúnem para completar o minian das rezas diárias. Podemos citar que três sobreviventes do Holocausto participam da sinagoga, sr. Abraão Bem Meir, sr. Moisés Levi e sr. Ishartiel (corrijam-me os nomes, caso eu tenha informado erroneamente). O pai do Rabino Sobel, sempre que vinha ao Brasil, rezava no Shil da padaria, como esta sinagoga é conhecida. 

Em um determinado momento, pensaram em fechá-la, mas como Alberto Savoia comentou, vêm mantendo-a ativa, e conservada. Hoje em dia quem conduz as rezas é o Rabino Berlinov...

 Você teria mais informações sobre o Shil da Padaria? E sobre a Congregação Monte Sinai? Compartilhe mais detalhes, suas memórias, histórias, lembranças, fotos, documentos. Deixe uma mensagem aqui ou escreva para myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...