quinta-feira, 16 de junho de 2022

A Sinagoga Beit Yaacov, Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista, em Higienópolis

Uma nova sinagoga da Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista foi projetada e erguida no bairro de Higienópolis, com o aumento numérico das famílias frequentadoras desta sinagoga, até então situada na Rua Bela Cintra, e hoje presente nos dois endereços, como divulgado na última publicação do blog. 

A mudança de muitas das famílias frequentadoras desta Congregação para a região de Higienópolis motivou a escolha do bairro para a construção da nova sinagoga. Em setembro de 1993 foi lançada a Pedra Fundamental e, em 1995 o edifício da Congregação foi inaugurado à Rua Veiga Filho. A construção foi patrocinada pelos irmãos Moise e Joseph Safra, e o projeto da edificação, em estilo neoclássico, coube ao arquiteto francês, Alain Raynaud. Este projeto incluiu, além da sinagoga em si em um amplo espaço, um salão de festas no subsolo e salas de aula, cursos, estudos, shiurim, espaços para atividades culturais e assistenciais. O edifício da sinagoga, com trabalhos e detalhes em madeira entalhada, tanto nas portas como nas paredes internas, executados por profissionais do Liceu de Artes e Ofícios, tem capacidade para mil pessoas. O setor masculino situa-se no piso térreo, e o setor feminino está situado em uma galeria, acessível por escadas. Hechal (Aron Hakodesh) espaço onde são guardados os Sifrei Torah (alguns antigos, trazidos de Alepo e Beirute), possui parochet (cortina) em veludo. E, no centro do salão há a Tebá (plataforma elevada onde é conduzido o serviço religioso), voltada na direção de Jerusalém.

Desde o falecimento de rabino Diesendruk, o rabino Laniado assumiu o rabinato da Beit Yaacov. Rabino Garzon passou a atuar também nesta sinagoga e, em 1980, Rabino Chahoud Chreim, de Alepo e Beirute, torna-se rabino-chefe da Congregação até 1998, ano em que faleceu. Em 1994, Rabino Y. David Weitman passa a fazer parte da Instituição, e posteriormente, os rabinos Haim Cohen, Avraham Cohen e Isaac Shrem integraram-se à Beit Yaacov.

A Congregação, desde 1993, publica a Revista Morashá, a qual deu origem ao Instituto Morasha de Cultura. Detalhes sobre a Sinagoga Beit Yaacov, Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista, podem ser vistos na Edição 87, de março de 2015, páginas 40 a 43, desta revista, ou acessando o link http://www.morasha.com.br/brasil/50-anos-da-sinagoga-beit-yaacov.html

No Facebook, mais informações foram compartilhadas: Na página “Hasbara&Sionismo” Betty Sahm Diesendruck comentou que o Rabino Diesendruck (Z´L) foi o Rabino dessa Sinagoga por 20 anos, antes do Rabino Laniado. Betty ali se casou lá com o Joe Diesendruck (Z´L) depois que o avô Rabino dele já era falecido. O Rabino Laniado junto com o Rabino Walt e o Rabino Alpern foram os celebrantes. Em “Pletzale”,  Mauro Krasilchik  avisou que se pode também falar com o seu cunhado Igal Levy ,que também se casou lá e fazia parte do coral da Sinagoga, junto com  alguns irmãos dele. Faziam parte também os pais falecidos dele, Rachel Krasilchik Levy e Jafim Levy. E, na página “Comuna Judaica do Facebook”, Leia Hecht escreveu: “Eu também tive a felicidade de celebrar meu casamento nesta sinagoga, casei em 1977, e quem celebrou o casamento foi o Rabino Laniado!!!”

Ariane Cole contou: “Meu avô materno foi vítima do nazismo em Auchwitz. Ele veio do Marrocos, se casou com minha avó no Egito em Alexandria. Com a “Guerra dos Seis Dias”, minha família fugiu de lá com apenas U$200, o que era permitido levar. Deixaram uma fábrica de vidros para automóveis, uma casa própria montada, carro. Foram inicialmente para a Guatemala, não gostaram e depois vieram para o Brasil”.

Você, ou sua família, frequenta ou frequentou a Sinagoga Beit Yaacov, Congregação e Beneficiência Sefaradi Paulista na Rua Bela Cintra ou na Rua Dr. Veiga Filho? E da Congregação Mekor Haim, sinagoga da qual aguardo retorno para pode visitá-la? Possui fotos, documentos, memórias, histórias a compartilhar? Escreva para myrirs@hotmail.com


3 comentários:

  1. Contagem regressiva em progresso

    ResponderExcluir
  2. Em julho de 1964,tive a felicidade de me casar na CIP e quem celebrou foi o saudoso Rabino Diezendruck(z'l )!!Inesquecível!!

    ResponderExcluir
  3. Lilian Elman Sister/Roberto Sister (z'l )
    lielmansis@gmail.com

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...