segunda-feira, 27 de março de 2017

Quem de voces frequentou a Sinagoga da Penha/ Tatuapé?? Fizeram parte da comunidade judaica do bairro?

Da mesma forma como questionei quem frequentou as sinagogas da Vila Mariana, do Cambuci e do Brás, assim o fiz com a comunidade judaica da Penha...

Assim, postei no Facebook: “Quem de voces frequentou a Sinagoga da Penha/ Tatuapé?? Fizeram parte da comunidade judaica do bairro? Possuem fotos? Documentos? Projetos? Histórias para contar? Citando algumas famílias: Vaiser, Acherboim, Rof, Sapojnik, Dortdorchik, Wainer, Wasong, Fischman, Greller, Gorman, Cushnir, Igel, David, Fischbein, Gampel, Schnaider, Taim, Schorr...Quem mais??? Se quiserem, me passem uma mensagem inbox ou deixem um comentário aqui!!”


Inicialmente posto a foto ao lado, disponivel na Enciclopédia Judaica (da Editora Tradição, edição de 1967), aonde temos o Lançamento da Pedra Fundamental da Sociedade Religiosa Israelita da Penha. Nesta foto vemos Henrique Waisman, Salo Wismann, Pinchas Schorr, Rebe de Muncack, Boris Sapojnik, Arthur Cuschnir.

Em relação aos comentários enviados, Denise Salama Feltrim indicou Zilda Bun Calencautcy . Na terça-feira, 21 de março de 2017 ZildaBun Calencautcy e eu pudemos bater um papo a respeito da Sinagoga da Penha. Segue um pouco do que conversamos e caso haja alguma correção a fazer, solicito que me informem.

Zilda contou que tres irmãos da família Bun (Henrique, Marcos e Isidoro), Arão David e Zacarias Gampel construíram uma casa no Tatuapé, que viria a ser a Sinagoga. Zacarias Gampel morava em uma casa em frente à esta. Também faziam parte desta Jacob Grinspan, famílias Wasong e Acherboim. Quando a frequência à sinagoga começou a diminuir, inclusive em Shabatot e o alto custo de manutenção, a instituição passou para o Renascença, “pensando nos jovens e no futuro destes”. Uma das várias lembranças é a de que havia grande respeito entre todos. E diz Sai da Penha com 17anos pra casar. Minha familia junto com mais algumas construiram o Shil da Penha.(que epoca boa)”


Eliana Vaiser já havia informado que frequentava a Sinagoga do Tatuape perto do Hospital Cristo Rei. Lembra-se que o pai do Silvio Acherboim e da Flavia Acherboim, sr. Michel, foi quem construiu a sinagoga do Tatuapé.

Julio Pelcerman indicou a sra.Flora Sheila Grinspan. A sra.Flora Sheila Grinspan contou que sr. Jacob, sra. Elisa e sr. Léo Grinspan fizeram parte da sinagoga. Comentou: “Inclusive o Sr.Jacob foi um dos fundadores da sinagoga do Tatuapé, que hoje está no Colégio Renascença. Sei que eles frequentaram lá e não tenho fotos. Família tradicional da Penha. Vou tentar ver se acho algo e te falo. Talvez o bar- mitzva do Léo Grinspan z"l parece que foi lá. Tenho o álbum posso verificar e te falar. Preciso ver o álbum tirar foto e te mandar p confirmar o local”. Assim, aguardamos novidades a respeito.

Nilton Schnaidman lembrou que o avô, Moisés Schnaidman, era ativo na sinagoga e acha que foi um dos fundadores... “Foi lá meu bar-mitzvá. Mas ali é Tatuapé. Passei lá depois de algum tempo...tinha virado uma clínica. Não tenho fotos infelizmente...”

Ivone Herzig  e a família de Silvio Ciocler tambem frequentaram a sinagoga, assim como sr. Alberto Tofic Simantob . Sr. Alberto frequentou esta sinagoga desde pequeno. “O pai foi um dos que inaugurou o Templo novo e também participou de muitas festas no antigo, em cima de uma loja”.

Sueli Farber indicou Bela Turecki, Hinda Potolski, Marilu Wasong, David Gampel, Silvia Gampel como famílias frequentadoras da sinagoga. Lembra-se do “Pidion a Bem” de Ricardo, pois os pais foram padrinhos. E lembra... “quantas boas celebrações nessa sinagoga e na casa dos Wasong...”

Bela Turecki  Morava em frente da Sinagoga e o pai foi um dos fundadores, Bencion Wasong.Passamos toda nossa infância e adolescência frequentando a Sinagoga. Estou emocionada de poder ler esta materia.
Tantas recordações!!!”



Helio Pilnik afirmou: "Vamos colaborar: Pilnik, Kupper, Bloch, Raw, Tarnovsky, Woiller, Portugueis, Mutchnic. ...se lembrar outras famílias além das citadas terei o maior prazer de informa-la". Quanto a fotos e documentos sugeriu contatar a família David, cujo patriarca, Sr.Aron David, foi durante muitos anos diretor da sinagoga. Seus descendentes, segundo falou, foram José David e Daise David. Estou com o contato...vamos conversar...

Conversei com a sra. Habibe Simantob, em 26 de junho de 2017, por indicação do sr. Helio Pilnik, que me avisou qe possui fotos e documentos. Os pais e avós fizeram parte da fundação da Sinagoga da Penha/Tatuapé, e eram frequentadores assíduos desta sinagoga. O avo, sr. Srul Gutman, ao chegar da Europa ao Brasil, foi inicialmente para Franca e posteriormente para São Paulo, indo morar no Bom Retiro. Ao casar, sr. Srul e esposa foram para a MoocaEm Franca havia aproximadamente 40 famílias judias, entre elas Tabacow e Steinberg. Sr. Moyses Simantob, pai da sra. Habibe, fazia parte da comunidade judaica da Mooca. Sra. Habibe cita algumas famílias que fizeram parte da Penha/Tatuapé, entre elas famílias Igel, Cuchnir, Fischbein, Schnaider, Taim, Schor.
Por sua vez, sra. Habibe indicou o irmão, José Simantob Netto, para conversarmos. Sr. José lembrou que a comunidade judaica do bairro era unida, e, quando criança, muitos iam juntos para a sinagoga. Diz possuir, também, documentos. Citou o sr. Sansão Woiler, sr. Yaco Bitelman, Moises Fischman e Regina Igel, de quem já pude estar em contato por e-mail e publicar as histórias que me passou.

Quando questionei quem morou ou mora no bairro da Penha e ainda possui fotos do edificio da antiga Sinagoga/Sociedade Religiosa Israelita da Penha, Ulisses Vidal , no Facebook indicou-me Flávio, da Gazeta Penhense. Contato que ainda necessito fazer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...