terça-feira, 1 de agosto de 2017

O edifício da Sinagoga do Ipiranga nos dias de hoje



Este post visa descrever, de forma breve, o edifício da Sinagoga Israelita do Ipiranga nos dias de hoje...No final de julho de 2017 entrei em contato com o atual proprietário do edifício à rua Brigadeiro Jordão, 841, local aonde situava-se a Sinagoga União Israelita do Ipiranga.  As informações abaixo foram fornecidas pelo mesmo, pois visitas ao interior do edifício não são autorizadas: “Ao ser desativado, há mais de 30 anos, o edifício sofreu mudança de uso. A Unibes instalou um Bazar, na parte de baixo, e no andar superior passou a funcionar um salão de festas. Quando o Bazar foi desativado, o prédio foi disponibilizado para locação, sendo oferecido, para a empresa atual, os dois pisos (térreo e superior). Esta empresa acabou por aluga-lo, realizando reformas aos poucos, e em partes, adquirindo o mesmo em 1995. O edifício internamente, foi alterado, transformando-se em um espaço único, um galpão industrial... Apesar das alterações, optaram por manter a fachada, escadaria e janelas com a Estrela de David” ... 

3 comentários:

  1. Nossa, que triste :( uma história tao rica e linda de um passado com inúmeros insights junto a comunidade judaica. Eu sou muito fã de histórias das Sinagogas em toda a parte do Mundo! Eu tenho vários livros que eu comprei contando as histórias das Sinagogas de diversos países e inclusive do nosso país. Quando eu faço uma leitura que uma Sinagoga foi descaracterizado devido ao seu abandono, venda do imóvel e etc, eu fico de coração partido. Belo trabalho mais uma vez Myriam Szwarcbart e obrigado por mantermos conectados com o passado e o presente dos valores da nossa tradição.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcio, realmente é triste vermos sinagogas sendo desativadas e deixando de existir... Obrigada por comentar os posts e por participar e incentivar tal pesquisa...

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito triste pois meu pai foi selador deste edifício é minha infância foi muito boa nele, minha família morava nos fundos do Predio lembro que limpei muito o salão de festa onde tinha um piano que meu pai todos os domingos tocava foram anos muito bom muitas amizades construir neste local com a comunidade israelita é muito triste ver um patrimônio deste se perde no tempo.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...