domingo, 13 de agosto de 2017

Chazanim nas Grandes Festas nas sinagogas em São Paulo

O Museu Judaico e o Clube A Hebraica estão organizando uma exposição, que ocorrerá em setembro, sobre os Chazanim que cantavam ou que ainda cantam nas Grandes Festas nas sinagogas em São Paulo.

Venho buscando material para tanto, independente de minha pesquisa sobre as Sinagogas em São Paulo, que realizo com a colaboração de todos vocês. E agradeço pelo fato de que, estando em contato por causa de minha pesquisa, diversas pessoas estão participando, no envio de fotos, detalhes, nomes e convites preparados pelas sinagogas para Rosh Hashaná e Yom Kipur.

Dov Winer, por e-mail, vem participando e comentou: “são praticamente pelo menos quatro gerações de chazanim: meu avo, o Shochet do Braz, Itzhak Aizik Winer que era uma figura central no bairro e na sinagoga da Rua Bresser; meu pai Jankel Winer, meu falecido irmao, Samuel (Mile) Winer que atuou na CIP e em outras sinagogas; e o filho do Mile, o Alexandre Winer”. Jankel Winer, como já postado no blog, se formou como Chazan no Templo da rua Martinico Prado (onde está agora o Museu Judaico). Dov completa: “Ele era cantor de rádio (com o nome de Arlindo Brasil) mas o pai dele, meu avo, o shochet do Braz, Aizik Winer, fez ele fazer um Cabalat Shabat na Sinagoga do Braz e daí se desdobrou a carreira profissional.” Dov e Alexandre avisaram que encaminharão as fotos para a exposição!

Lilian Raicher Frischmann, por e-mail, havia fornecido o contato da mãe, Doroty Raicher, que frequentou a Sinagoga do Ipiranga, juntamente com os pais, sr. Peissia Krachmalni e sra. Ita Goichaman, conhecidos por Paschoal e Ida. Sra. Doroty nformou-me que o pai, sr. Peissia Krachmalni, cantou muitas vezes como Chazan nesta sinagoga, nas Grandes Festas.

Milton Rososchansky também está em contato por e-mail e contou: “sobre os chazanim contratados pela Sinagoga de Pinheiros para as Grandes Festas, infelizmente que eu me recorde, como toda Sinagoga pequena, nunca tivemos um chazan especialmente contratado. Sempre era alguém da própria Sinagoga, que era o chazan da vez. Depois que nos juntamos com a Loja Maçonica, havia um irmão da Loja, Sr. Moshé (excelente  pessoa e que tinha uma voz muito boa) que cantava nas Grandes Festas, e que infelizmente já faleceu. O que eu me recordo bem, é que em algumas ocasiões, o Chazan Osvie Solon (não nas Grandes Festas, porque ele era contratado, se não me engano, pela Sinagoga Beth-El)vinha cantar na sinagoga de Pinheiros. Em relação a convites, o único documento que eu tenho, refere-se  a um convite do ano 5772 ( 2011)"... Aguardem para conhecerem na exposição!!

Moyses Kullok e Sr. Simon Amar, chazanim do Lar dos Velhos-Lar Golda Meir, Sr. Sandor Guttmann, chazan da Congregação Israelita Paulista-CIP, foram lembrados pelo Rabino Dr. Michael Leipziger.

Jakob Lewi Horowicz, como lembrou Henrique Horowicz, filho do sr. Jakob, e já postado no blog também, foi o último chazan da Sinagoga do Ipiranga. Foi chazan do Lar, hoje residencial Albert Einstein, Peretz, São Caetano e no Chabad da Vila Mariana.

Podemos citar ainda Sidor Belarsky, chazan nos anos 1960 na Hebraica, Rabino Yehuda Iddel Stein e Jairo Fridlin, chazanim da Sinagoga Kiruv Achim, de Moema.

Rosa Kibrit encaminhará foto do pai como chazan e Branca Vaidergorn comentou que o avo, Julio Tunchel, era chazan... e encaminhará fotos também!!

Simoni Waldman Saidon, autora do projeto de arquitetura do Museu Judaico/Sinagoga Beth-El, que encaminhara o convite de Rosh Hashaná da Sinagoga do Brás, localizado pela mãe, encaminhará o mesmo novamente... 

Gostariam de colaborar com fotos, nomes, convites, documentos, gravações de chazanim que cantaram nas Grandes Festas, nas sinagogas em São Paulo??? 

Entrem em contato comigo por e-mail myrirs@hotmail.com ... ou pelo Facebook https://www.facebook.com/sinagogasemsaopauloarteearquiteturajudaica/

Querem saber mais, e conhecer os demais chazanim??? Visitem a exposição em setembro, no Clube A Hebraica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...