quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Simchá Tora no Shil da Lapa ??


A foto que compartilho aqui consta do Centro de Memoria do Museu Judaico e a divulgo com a autorização deste. Assim como esta foto, há, no Centro de Memória, diversas outras como sendo do Shil da Lapa. Pela anotação, esta foto é de uma festa de Simchá Tora. Entendo que na foto aparecem o Munkatcher Rebe, e, acho, à frente dele, de óculos (armação preta), barba e chapéu, meu zaide Chiel Leib Szwarcbart. Está correto? Alguém saberia dizer quem são as pessoas da foto? Mais uma dúvida: Seria Simchá Tora ou Hachnassat Sefer Tora?

Na busca de mais informações sobre a sinagoga da Lapa, e no aguardo de novos contatos, Sami Goldstein comentou: “Teve uma fase, acredito que há 20 anos...que quem mantinha o Shabat vivo era o pessoal do Shil da padaria de Higienópolis. O presidente à época era o falecido dr Waldemar Schaffer. Eu fazia a leitura da Torá nesta época. Era realmente um minian muito apertado. Infelizmente não tenho fotos. Naquela época fazíamos o Shabat bem tradicional sem equipamentos elétricos ou câmeras. Eu lia a Torá, e os demais se revezavam para "puxar" a reza. Lembro de dois nomes: sr Rubens que também organizava o Shil da padaria, e o Alberto Savoya, que ajudava nas rezas..."


Agradeço neste post a todos que vem participando deste blog, assim como a Elisa Chalem e Shirlei B. Nusbaum pelo incentivo...

Visitem o Centro de Memoria do Museu Judaico de São Paulo!

Hoje à noite, Shmini Atzeret e amanhã, Simcha Torá...Chag Sameach a todos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...