quinta-feira, 17 de maio de 2018

Semana de Museus 2018 e o evento “Museus e novos usos para Sinagogas"

Vitrais Sinagoga Beth-El - Museu Judaico

Como parte da Semana de Museus, que acontece de 14 a 18 de maio de 2018, o evento “Museus e novos usos para Sinagogas – Semana de atividades relativas aos novos usos para edifícios pré-existentes” está acontecendo na FAU-Mackenzie, tendo como ponto de partida a exposição “Sinagogas do Leste Europeu 1781-1944”, cedida pelo Consulado Geral da Hungria, com trabalho e fotos de Rudolf Klein. A palestra de abertura, no dia 14, realizada pelo arquiteto e designer gráfico Roberto Strauss, permitiu aos participantes conhecer a beleza das sinagogas europeias daquele período.

Nesta semana temática, duas visitas foram programadas: Uma visita técnica às obras do Museu Judaico de São Paulo, na antiga Sinagoga Beth-El, ocorrida em 15 de maio e a visita ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, na antiga Sinagoga Kehilat Israel, na Rua da Graça, no dia de hoje, 17 de maio.

Obras - Museu Judaico - Sinagoga Beth-El
A visita guiada às obras do Museu Judaico foi conduzida por Simoni Waldman Saidon e Mauro Martins, autores do projeto arquitetônico, através do escritório Botti Rubin, juntamente com Roberta Sundfeld, diretora executiva do Museu. Foi possível conhecer o espaço que será destinado às exposições, a rearquitetura do local, com novos ambientes que estão sendo acrescidos, a parede de vidro com sua estrutura metálica, voltada para a Av. 9 de julho. Comentou-se, durante a visita, que o terreno lindeiro a esta avenida, e que engloba o projeto, era uma concessão da Prefeitura de São Paulo à Sinagoga Beth-El. Uma nova concessão para uso do terreno foi obtida em 2007. Mas sobre isto falaremos em breve, no momento em que ocorrerem as postagens relativas às antiga Sinagoga Beth-El. e aqui pergunto...você ou sua família fizeram parte desta sinagoga? Alguma história, memórias, a compartilhar? Possui documentos, fotos? Saberia dizer quem é o autor dos vitrais deste edifício ou quem fez os bancos? Compartilhe deixando um comentário ou envie por e-mail myrirs@hotmail.com

Divulgação do evento - Design Roberto Strauss

A Mesa Redonda, de 16 de maio, “A Preservação de Sinagogas do Brasil – a sinagoga do Recife e o Templo Beth-El”, foi coordenada por Cecília Rodrigues, com abertura de Pérola Felipette Brocaneli, e apresentada pelos arquitetos Mauro Bondi(Iphan) e Walter Pires(DPH). Mauro Bondi apresentou o tema relacionado à Sinagoga Kahal Tsur Israel, do Recife, sinagoga em funcionamento de 1636 a 1654, localizada na Rua dos Judeus n. 10/12, posteriormente Rua da Cruz e Rua do Bom Jesus. A constatação de uma mikve no local, e de documentação urbanística, de inventários dos prédios edificados pelos holandeses, possibilitou a localização da sinagoga. O edifício hoje existente neste local data do sec.XIX. Reformado e restaurado pela família Safra, com início de projeto de recuperação da  de Tombamentosinagoga em 1997, está aberto à visitação. A prefeitura cedeu o uso do local por 90 anos e o processo de tombamento foi arquivado. 

Obras - Museu Judaico - Sinagoga Beth-El

Quanto ao Templo Beth-El, ou Sinagoga Israelita Askenazi, Walter Pires informou que o projeto do edifício foi feito pelo arquieto Samuel Roeder, que trabalhava na Cia. City. Inserido em um dos primeiros loteamentos desta Companhia, “Loteamento Anhangabahú”, por sua topografia elevada, destacava-se na paisagem urbana. Em 2002 deu-se a abertura do Processo de Tombamento pelo Conpresp e a aprovação do Tombamento ocorreu em 2013. Em relação a este processo conversarei, ainda, com Vania Lewkowicz Katz do DPH.

Paralela a este evento ocorre a exposição “Húngaros no acervo do Centro de Memória do Museu Judaico”, em Pinheiros, revelando à cidade documentos históricos sobre a imigração húngara. Mais uma oportunidade para conhecermos o material que o acervo dispões sobre o tema de diversos posts deste Blog, relativos à Sinagoga dos Húngaros...a Sinagoga Israelita Paulista ou Sinagoga da Rua Augusta... a conferir.

Como ouvinte, está sendo muito interessante acompanhar o que vem ocorrendo em São Paulo, relativo às sinagogas da cidade, imigração judaica, projetos arquitetônicos, novos usos para antigos espaços, atividades culturais e exposições relacionadas ao tema.

Participem... visitem a exposição e compareçam à Mesa Redonda desta sexta-feira com o tema “Museu do Ipiranga- novos usos para edifícios antigos”, com coordenação do prof. Marcos José Carrilho e debatedores arquitetos Eduardo Ferroni e Pablo Herenu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...