segunda-feira, 24 de junho de 2019

Sociedade Cultural Religiosa Lubavitch-Instituto de Ensino Brasileiro Lubavitch

Grupo de alunos e professores
Instituto de Ensino Lubavitch de São Paulo
Enciclopédia Judaica vol.3 pag.1117

A “Sociedade Cultural Religiosa Lubavitch: Instituto de Ensino Brasileiro Lubavitch”, conforme podemos ver na “Enciclopédia Judaica” (Editora Tradição S.A., Rio de Janeiro, de 1967, vol.3 pág. 1117), foi fundada em 10 de janeiro de 1960, e “mantinha uma sinagoga, uma escola, uma colônia de férias para crianças e cursos de ensino judaico, funcionando na antiga Rua Correia dos Santos, 241” (atual Rua Lubavitch). Na ocasião da publicação desta enciclopédia, 120 alunos estavam matrciculados. Estes, além do currículo oficial, recebiam aulas de Torah, história e tradições judaicas. Possuía uma colônia de férias em Atibaia. A primeira diretoria era composta por Salus Laks, Abraham Furmanovich, Samuel Grunspan, Leon Kauffman, Carlos Minces, Jacob Begun e Henrique Begun. 

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto aponta, em seu site ( http://memij.com.br/index.php/2017-01-20-18-17-00/iconografia/719-ico-escola-lubavitch-antiga-sede ), uma foto da antiga sede da Escola Lubavitch, na Rua Correia dos Santos, 243, indicando que o estabelecimento é ocupado pela Imobiliária Rebeca... Esta foto faz parte do “Centro de Estudos e Análises do Acervo do Memorial da Imigração Judaica”.

Rua Lubavitch e entorno
(GoogleMaps-2019- https://www.google.com/maps/place )
Já o site da Escola Lubavitch-Gani, na página “Quem somos- Histórico”, relata que na década de 1960, os irmãos Jacob e Henrique Begun naturais de Porto Alegre, de formação ortodoxa, permaneceram na Yeshivá Lubavitch em Nova York por 11 anos. “Ao se formarem rabinos, voltaram ao Brasil – a pedido do Rebe de Lubavitch para Shelichut. E em 10 de fevereiro de 1960, em S. Paulo, no Bom Retiro, fundaram o Mossad Oholei Yossef Yitschak - Instituto de Ensino Lubavitch”. Fizeram parte das primeiras reuniões da diretoria executiva os colaboradores Dr. Abrão Furmanovich, Isac Korich, Rabino Simcha Zajac z"l, Meyer Zajac e Samuel Grinspan, entre outros. Neste período ocorreu o crescimento educacional e desenvolvimento físico da escola. Como podemos ler no site indicado, “nas gestões de Bernardo Goldfarb z"l, Joel Gasko e Benno Zucker foi adquirido o imóvel na Rua Correia dos Santos - hoje, Rua Lubavitch - onde funcionava a escola e a Sinagoga”. Na década de 1970, por sugestão de Bernardo Goldfarb z”l, “foi criada a escola Tiferet em Higienópolis sob a direção do Rabino Jacob Begun, ficando a Escola Lubavitch daquele ano até hoje, sob a direção do Rabino Henrique Begun”.

Como já postado neste blog anteriormente, “em 1997 surgiu a oportunidade da Sinagoga Lubavitch, que funcionava nas instalações originais da rua Correa dos Santos e que passou a denominar-se rua Lubavitch, unir-se com a Sinagoga Talmud Thorá, passando a atuar em instalações amplas. Mais tarde, uniu-se também a Escola Talmud Torá à Associação Beneficente Cultural Lubavitch por intermediação do Sr. Samuel Klein, dando início à construção das novas instalações da nova sede do Gani Talmud Thorá. E no início de 2000 foi inaugurada e instalada a Escola Gani Talmud Thorá no atual endereço da Rua Talmud Thora.

Você frequentou a sinagoga Lubavitch quando se localizava na Rua Correia dos Santos? Possui fotos, documentos, memórias a contar??? Compartilhe aqui ou por e-mail myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...