quinta-feira, 26 de março de 2020

As Sinagogas e a comunidade judaica no Estado de São Paulo


Ao compartilhar, esta semana, a atualização do site sobre as Sinagogas em São Paulo, alguns comentários e conversas aconteceram no Facebook. Uma das conversas ocorreu com Josebel Rubin, na página “Rubin Editores” Josebel acompanha o trabalho que realizo, relacionado ao estudo das sinagogas na capital. E sugeriu que algum dia comecemos a pensar nas primeiras sinagogas do interior do estado de São Paulo, entre elas a primeira sinagoga de Sorocaba, cujo primeiro prédio está, infelizmente, abandonado.

Comentei que não precisamos aguardar a pesquisa e divulgação das sinagogas da cidade de São Paulo para buscarmos informações e resgatarmos a memória, as histórias das comunidades judaicas do interior e de suas sinagogas, para conhecermos quem foram seus fundadores, seus frequentadores, os que construíram estas sinagogas, qual era a configuração de cada uma, suas fachadas e disposição interna. E se tais edifícios ainda existem ou foram demolidos, quais os motivos que levaram a isto.

Sendo assim, proponho a sua participação e de quem mais puder indicar para este resgate. Para participar também na busca de detalhes do caminho percorrido pela comunidade judaica em direção ao interior de São Paulo, quando da chegada ao Brasil.

Sabemos que muitos imigrantes seguiram para diversas cidades, trabalhando como “klientelchiks” ou não, em busca de oportunidades e mercado de trabalho. Imigrantes que aqui chegaram a partir do final do século XIX, provenientes inicialmente da Alsácia-Lorena após a Guerra Franco-Prussiana, ou vindos da Bessarábia, Polônia, Alemanha, Lituânia, Letônia, Bélgica, Turquia, Itália, Bulgária, de países do Oriente Médio e tantos outros locais nas mais diferentes épocas...
Seguiram para diversas cidades além de São Paulo, fundando e promovendo o desenvolvimento inclusive de algumas destas. Cidades como Sorocaba, Piracicaba, Franca, Catanduva, Barretos, Jaboticabal. E aqui, claro, incluímos as cidades de Santos, São Bernardo, São Caetano, Santo André.

Ao lado vocês podem ver uma foto de meu avô materno, José Rosenblit...

A busca de informações sobre as sinagogas da capital prossegue em paralelo.

Conto contigo nesta empreitada, a sua participação é importante, faça parte desta busca!

Escreva para mim... myrirs@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...