segunda-feira, 9 de março de 2020

O Centro de Memória do Museu Judaico e o Centro Judaico Bait

Capa da encadernação com o projeto do Centro Judaico Bait
Material disponível no CDM do Museu Judaico de S. Paulo
(necessária autorização para compartilhar a foto)

Por mais uma vez estive no Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo, agora em busca de material relacionado ao Centro Judaico Bait. A mapoteca dispõe de uma encadernação com o projeto do escritório BarbieriGorski, cujo edifício foi inaugurado em 18 de setembro de 2005, sendo a capa desta encadernação uma ilustração da fachada proposta, que aqui compartilho.

Como o site da sinagoga informa, o Centro Judaico Bait foi fundado em 1991, com o objetivo de integrar a comunidade judaica, atendendo em vários aspectos e tornando-se um centro comunitário. “Foi criado a partir de um projeto longo e minucioso, baseado em estudos e pesquisa acerca das necessidades e demandas da comunidade judaica de São Paulo, particularmente dos residentes do bairro de Higienópolis” Em relação a missão e visão, podemos ler no site: “MISSÃO: Promover, fomentar, desenvolver e difundir os valores judaicos em suas diferentes expressões e adaptações em nossa sociedade. VISÃO: Ser um Centro Judaico que proporciona a cada indíviduo a possibilidade de encontrar o seu lugar e aprender e vivenciar o judaísmo no âmbito comunitário.” A equipe é composrta pelos rabinos Isaac Michaan, Shalom Bar Kochva e Abi Michaan. A sinagoga “também promove continuamente diversas atividades religiosas, culturais e sociais, como aulas, cursos, palestras e eventos de temática judaica, que contam com um público crescente e diversificado”.

Hoje, o Bait, como as demais sinagogas de São Paulo festejarão Purim, celebrada todo ano em 14 de Adar, quando se comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...