terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Comunidade judaica em Mogi das Cruzes, Guaratinguetá, Taubaté, São José dos Campos, Catanduva?

Museu da imigração - São Paulo - SP

Busco informações sobre a imigração judaica no Estado de São Paulo, em diferentes épocas. Informações de imigrantes que, ao chegarem aqui, e, antes de rumarem para as mais diversas cidades do Estado, hospedaram-se, ou não, na “Hospedaria dos Imigrantes” no Brás, atual Museu da Imigração. 

Venho há alguns anos pesquisando detalhes, fotos, documentos, memórias e histórias das comunidades judaicas e suas respectivas sinagogas da capital e do interior paulista, em cidades como Mogi das Cruzes, Catanduva, Marília, Rio Claro, Franca, Campinas, Jundiaí, São Carlos, Ribeirão Preto, Botucatu, Barretos, Bauru, Piracicaba, Americana e tantas outras cidades do Estado de São Paulo.

Como mais um exemplo da presença judaica no interior paulista, cito Mogi das Cruzes e o sr. Hélio Borenstein, um imigrante russo que veio de Kiev, na Ucrânia, em 1917, desembarcando de navio no Brasil, no Porto do Rio de Janeiro. Como podemos ler na página https://www.helbor.com.br/quemsomos : “Um acaso o levou a Mogi das Cruzes, em São Paulo. Devido à dificuldade com o idioma, acabou descendo na estação errada. Este foi o erro mais acertado em toda a sua vida, porque foi lá que ele consolidou uma história de trabalho, sucesso e respeito empresarial”. Em 1930, sr. Helio Borenstein abriu uma pequena loja de camisas, gravatas e cintos em Mogi das Cruzes. Um tempo depois inaugurou a “Casa Helios”, na Rua Coronel Souza Franco. Já na década de 1940, tornou-se sócio de seu sogro, administrando cinemas. Em 1951, Helio Borenstein criou a Vila Helio, construindo 72 sobrados residenciais. O empresário faleceu em 1964. Os irmãos Marcos e Henrique, filhos do sr. Helio, foram sócios nas áreas financeira e imobiliária. Em 1988, Marcos fundou o Grupo Marbor, inicialmente Marbor Administração e Negócios, com sede na Vila Helio. A partir daí, cada um trilhou seu rumo. O Grupo Marbor passou a atuar em locação de imóveis, veículos, na área hoteleira e de eventos. Na década de 2010 revitalizaram a Vila Helio, e em 2020 inauguraram uma nova via, a Travessa 21 de Maio, e um memorial.

Podemos ler à página https://www.grupomarbor.com.br/ : “A Vila Helio agora tem uma nova travessa e um memorial contando a sua história. A inauguração da via e do Memorial Helio Borenstein ocorreram no dia 21 de maio, data do aniversário de 80 anos de Marcos Borenstein, fundador e presidente do Grupo Marbor. A Travessa foi construída entre os edifícios Loloya e Maria Antonieta e foi batizada justamente de “21 de Maio”. Nela, está o Memorial, um espaço que conta um pouco da história da Vila Helio desde a sua construção, em 1951, além da trajetória empresarial da família de Marcos Borenstein e do Grupo Marbor. O Memorial foi produzido em diferentes materiais, para dar profundidade e várias dimensões ao painel, que tem fotos e informações desde a chegada ao Brasil de Helio Borenstein, imigrante ucraniano, nos anos 1920, até a criação da Marbor, o crescimento da empresa e a atual revitalização da Vila Helio. Quem passar por lá poderá conferir um pouco dessa trajetória, já que o local é acessível à população”.

Ao lado do Museu da Imigração - São Paulo - SP

Em relação às demais cidades do interior paulista, Carlos Alberto Póvoa em sua Tese de Doutorado, apresentada ao Departamento de Geografia da FFLCH da USP, em 2007, “A territorialização dos judeus em São Paulo- SP”, informa que, segundo dados da Federação israelita do Estado de São Paulo, (departamento de pequenas comunidades) em 2001, a comunidade judaica estava presente também no Vale do Paraíba, em cidades como São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá e Jacareí.

Vamos resgatar nossas raízes? Colabore, participe! Escreva para myrirs@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...