terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Kehilat Mizrachi - Associação Beneficente Cultural Religiosa Mizrachi em São Paulo

Kehilat Mizrachi- este é o logo?

A comunidade judaica está, ainda hoje, presente em diversas cidades do Estado de São Paulo. Prosseguindo com o estudo destas comunidades e suas respectivas sinagogas, volto a divulgar detalhes das sinagogas dos diversos bairros da capital paulista, mantendo, no entanto, a busca por informações relacionadas com as comunidades judaicas do interior do Estado. Relembrando, em publicações do ano de 2019, divulguei detalhes sobre o bairro de Higienópolis, um bairro em que, ao caminharmos pelas suas ruas, podemos encontrar diversas sinagogas, entre elas o Centro Cultural Israelita Knesset Israel, a Congregação Monte Sinai, o Centro Judaico Bait e a Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch (Shil da padaria), com informações, fotos, e memórias aqui já compartilhadas.

Há muito tempo, conheci a Kehilat Mizrachi, ou Associação Beneficente Cultural Religiosa Mizrachi, neste bairro, ao estar presente em aulas e palestra.

Nesta semana de fevereiro de 2022 pude conversar com a Michele Rachel Ventura Danciger, que frequentou a Mizrachi até dois anos atrás. Michele comentou que esta sinagoga é muito familiar, e funciona no dia- a-dia, com minianim, nos Shabatót, Rosh Hashaná, Yom Kipur e demais Chaguim. Composta pela “velha guarda” do Bnei Akiva, o pessoal que não fez Aliah (os jovens reúnem-se na RuaVeiga Filho), continua abrigando o Projeto Fundo de Bolsas, o Ieladim e o Kiruv.  Ortodoxa sionista, esta sinagoga comemora também Yom Haatzmaut. Entre suas atividades, como espaço cultural, realizam palestras, aulas, lançamentos de livros. Recentemente houve a entrega de Sifrei Torót. Os pais da Michele frequentam a sinagoga da Rua Cravinhos, a família paterna é de origem egípcia. A família materna, de origem polonesa, frequentava a sinagoga da Rua Guarani, sendo o bisavô foi um dos fundadores desta sinagoga.

Você frequenta ou frequentou a Kehilat Mizrachi, ou alguma das sinagogas do bairro de Higienópolis? E seus familiares? Conte um pouco, registre suas memórias, lembranças, histórias, compartilhe fotos e documentos. Escreva para myrirs@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...