terça-feira, 24 de maio de 2022

Congregação Beneficente Sefardi Paulista e a busca de informações

“A Congregação Beneficente Sefardi Paulista foi fundada em 21 de outubro de 1959, com o objetivo de prestar aos congregados, israelitas que seguem o ritual sefaradi, assistência religiosa, cultural, educacional, a par de atividades beneficentes. Funcionou inicialmente na Rua Boa Vista, 208 e transferiu-se para a Rua Bela Cintra, 801”. Esta informação, sobre a Sinagoga Beit Yaacov, consta da página 350 do volume 1 da Enciclopédia Judaica, publicação de 1967, da Editora Tradição, Rio de Janeiro. Na época da publicação desta Enciclopédia Judaica, a Congregação contava com 250 associados.

Estas informações constam também da Tese de Doutorado de Renée Avigdor, “Judeus Sinagogas e Rabinos: O Judaísmo em São Paulo em mudança”, apresentada ao Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, com a orientação do Prof. José Reginaldo Prandi, em janeiro de 2010. Nesta Tese, lemos que a “Congregação Beneficente Sefardi Paulista, fundada por imigrantes vindos de Alepo, atual Líbano, foi fundada em 1960. Sua sede na Rua Bela Cintra, 801, foi por muitas décadas a sinagoga escolhida para os casamentos da coletividade, fossem asque- nazitas ou sefaraditas, isso por causa de sua arquitetura imponente e de um longo corredor que leva ao altar”. (como observação, Alepo, na Siria...) Lemos, também, nesta Tese, que a sinagoga da Rua Bela Cintra continua funcionando para serviços regulares, mas um edifício, de maiores dimensões, foi construído na Rua Veiga Filho, Higienópolis, com apoio da família Safra.

Como informa artigo “Como cantaríamos o canto do Senhor numa terra estrangeira? (Salmos,137,4) – parte II” de autoria da Dra. Anat Falbel (Unicamp/FCH), e publicado no Boletim Informativo do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, n.37, de maio de 2007 à página 37, foi em 1959 que os judeus refugiados alepinos fundaram a Congregação e Beneficência Sefaradi Pauista, formando uma comuniadade que incluía, além das diversas atividades, um departamento feminino de amparo e assistência aos necessitados e um movimento juvenil, o Netzah Israel. Este movimento, criado em 1974, funcionou, em um primeiro momento, junto às dependências da própria sinagoga Beit Yaacov da Rua Bela Cintra. Permaneceram no local até a década de 1980, porém, com o aumento do número de participantes do movimento, a Família Safra adquiriu um outro espaço, na mesma Rua Bela Cintra, como podemos ler no Linkedin.

Dra. Anat Falbel, em seu artigo, relata também que, inicialmente, a comunidade reunia-se na Rua Boa Vista, mas, com o apoio de Sr. Jacob Safra, adquiriu um terreno à Rua Bela Cintra, construindo uma sinagoga, e inaugurando-a em 1964, com projeto de um edifício moderno, do arquiteto Rubens G. Carneiro Viana. Já em 1993, a pedra fundamental de uma nova edificação da Sinagoga Beit Yaacov, à Rua Veiga Filho, foi lançada. O projeto, desta sinagoga e do centro comunitário com ativiaddes educativas, assistenciais,salão de festas, biblioteca, área da juventude, coube a Alain Raynaud e Maurício Kogan. Rab. Menachem Diesendruck exerceu a função de Rabino- chefe desta comunidade de 1959, até 1974 (ano de seu falecimento), tendo atuado também na Comunidade Israelita Sefaradi de São Paulo e na Congregação Israelita Paulista.

Você, ou sua família, frequenta ou frequentou a Sinagoga Beit Yaacov, Congregação e Beneficiência Sefaradi Paulista? E da Congregação Mekor Haim, sinagoga da qual aguardo retorno para pode visitá-la? Possui fotos, documentos, memórias, histórias a compartilhar? Escreva para myrirs@hotmail.com

3 comentários:

  1. Bom dia! Por gentileza, tirem uma dúvida, sefardi é o mesmo q sefaditas (povo provavelmente judeu q imigrou da Espanha p/ Portugal e na época da inquisição imigrou p/ o Brasil)?

    ResponderExcluir
  2. Há, meu nome é Edja e meu telefone é (61) 99122-7461 (WhatsApp tbm). Grata
    Obs.: Eu enviei a pergunta sobre sefardi e sefarditas imigrantes.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,sou judia sefardita(reconhecida pela CIL) sigo todos os costumes domei povo , mesmo sendo descendente de cripto judeus .Indo a São Paulo , levando a comprovação e identidade posso frequentar a Sinagoga?

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...