Synagoga Sepharadin de São Paulo
foto enviada por sra.Clara Kochen
O texto abaixo foi escrito pela sra. Clara Kochen, e enviado a mim, com autorização para publicá-lo neste blog:
"EM ISTAMBUL, ÀS MARGENS DO GOLFO DO CORNO DE OURO, NO BAIRRO JUDEU DE HASKÖY NASCEU EM 1883, JACOB MAZALTOV.
NA ÉPOCA HASKÖY ERA UM BAIRRO ONDE SE
REFUGIARAM JUDEUS FUGIDOS DA INQUISIÇÃO
QUE LA VIVIAM TRANQUILOS COM SUAS FAMÍLIAS.
ERAM CERCA DE 10.000
SEFARADIS, QUE SE SERVIAM DE 12 SINAGOGAS E ALGUNS LOCAIS DE ORAÇÃO DE PEQUENOS
GRUPOS
A ÚNICA LÍNGUA FALADA ERA O LADINO, NA FAMÍLIA, NAS RUAS, NA SINAGOGA E QUEM VINDO DE FORA QUIZESSE NEGOCIAR OU TER ALGUM INTERCAMBIO COM SEUS MORADORES ERA OBRIGADO A APRENDER O LADINO PARA FAZÊ-LO.
JACOB MAZALTOV VEIO DE UMA FAMÍLIA DE RABINOS E SEU PAI QUERENDO QUE SEU FILHO SEGUISSE A TRADIÇÃO O FEZ IR PARA ALEXANDRIA PARA ESTUDAR.
TERMINANDO OS ESTUDOS DE RABINATO E CONTRARIANDO O DESEJO DE SEU PAI VEIO PARA O BRASIL PARA TRABALHAR NO COMÉRCIO.
NO RIO DE JANEIRO CONHECEU DORA HAZAN, NASCIDA EM URLÁ NAS CERCANIAS DE ISMIRNA COM QUEM SE CASOU.
EM POUCO TEMPO FICOU DEMONSTRADO QUE A ATIVIDADE COMERCIAL NÃO ERA A ÁREA A QUE DEVIA SE DEDICAR. ASSIM O CASAL PARTIU PARA BUENOS AIRES ONDE COMEÇOU A EXERCER O RABINATO, PARA O QUAL SEGUNDO PROFECIA DE SEU PAI FORA TALHADO.
CONTRATADO POR UMA SINAGOGA DE MONTEVIDÉO, NESSA CIDADE VIVEU NOS ANOS DE 1922 E 1923, VINDO A SEGUIR PARA O BRASIL.
EM SÃO PAULO, FOI MORAR NA PARTE SUPERIOR DE UM SOBRADO NA RUA MAJOR DIOGO, PELA PROXIMIDADE DA SINAGOGA DA RUA ABOLIÇÃO, PARA A QUAL FORA CHAMADO.
O CASAL MAZALTOV NÃO DEIXOU DESCENDENTES, MAS VIVEU COM ELES DURANTE ALGUNS ANOS SEU SOBRINHO SAMI STAMATI CASADO COM NINA HAZAN STAMATI, QUE TORNARAM-SE OS FILHOS QUE ELES NÃO TIVERAM E DE TAL MANEIRA A ELES SE AFEIÇOARAM QUE POR HONRA A ELES SEUS FILHOS RECEBERAM OS NOMES DE JAQUES E DORA (POR ELLOS FORAN NOMBRADOS ).
SUA PASSAGEM PELA SINAGOGA ISRAELITA SEFARADI DE SÃO PAULO TAMBEM CHAMADA DO RITO PORTUGUES, DEIXOU PROVAS DE SEU PIONEIRISMO E DA AMPLITUDE DE VISÃO SEMPRE DENTRO DO ESPÍRITO RELIGIOSO, RESPEITANDO A HALAHÁ OU ADAPTANDO CONHECIMENTOS AO MOMENTO QUE VIVIA E ÀS NECESSIDADES QUE SE LHE APRESENTAVAM.
TRADUZIU PARA O PORTUGUES O RITUAL DE ORAÇÕES PARA AS FESTAS DE ROSH HASHANÁ E YOM KIPUR CONFORME O RITO SEFARADI E ESCREVEU “O GUIA DA JUVENTUDE ISRAELITA”, ESTE PREFACIADO E CORRIGIDO PELO CATEDRÁTICO PROFESSOR SILVEIRA BUENO, QUE MUITO O ADMIRAVA COMO PESSOA E POR SUA OBRA E DE QUEM ERA AMIGO FRATERNO.
SÃO DELE ESTAS PALAVRAS
EM 1937:
“ É GRANDEMENTE ELOGIOSA E DIGNA DE APLAUSO A OBRA INTENSAMENTE RELIGIOSA QUE O REVERENDO RABINO, SR. JACOB MAZALTOV VEM DESENVOLVENDO EM SÃO PAULO. NÃO PODIA ESCAPAR, PORTANTO, À SAGACIDADE DE SUA INTELIGÊNCIA, A FALTA DE INSTRUÇÃO RELIGIOSA EM SÃO PAULO. O PRIMEIRO MEIO DE QUE DEVERIA LANÇAR MÃO TINHA DE SER O LIVRO : ESCREVEU-O E PUBLICOU-O! ”
NO PREFÁCIO DO GUIA DA JUVENTUDE ISRAELITA MAZALTOV EXPLICA QUE EM SEU LIVRO REUNE “ ENSINAMENTOS QUE PREPARAM GRADUALMENTE O ESPÍRITO RELIGIOSO DAS CRIANÇAS PARA SENTIR O VALOR DE NOSSSAS TRADIÇÕES E O SIGNIFICADO DE NOSSAS PRECES AOS MENINOS E MENINAS QUE DESCONHECEM O HEBRAICO”.
É CURIOSO OBSERVAR QUE ELE SE REFERE A MENINOS E MENINAS, A LEITORES E LEITORAS DIRECIONANDO ASSIM, SUA VISÃO JÁ AVANÇADA PARA A ÉPOCA, DE CONSCIENTIZAÇÃO DO VALOR DA MULHER NA RELIGIÃO, QUE ELE REAFIRMOU SEMPRE COM A REALIZAÇÃO DA FESTA DAS SETE CANDELAS PARA FADAR UMA MENINA AO NASCER E COM O BAT MITZVA, CERIMÔNIA DA QUAL FOI O PRECURSOR EM SÃO PAULO E NO BRASIL, CONFORME ATESTA FOTO TIRADA EM 1938 DURANTE UMA FESTIVIDADE COLETIVA PARA AS MENINAS.
FOI MAZALTOV O PRIMEIRO RABINO A MANTER CONTATO COM A CÚRIA METROPOLITANA VISANDO ENTROSAMENTO DAS RELIGIÕES COM DIÁLOGO INTELIGENTE E ABERTO.
NUNCA SE NEGOU A ABENÇOAR UM CASAMENTO QUE TROUXESSE MAIS UMA FAMÍLIA PARA O SEIO DO JUDAISMO. DE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL ERA PROCURADO PARA ACONSELHAR E ORIENTAR PESSOAS QUE EM SITUAÇÕES AFLITIVAS SABIAM QUE NELE ENCONTRARIAM COMPREENSÃO E A ACOLHIDA PATERNA DE SUAS PALAVRAS DE SABEDORIA.
FEZ, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, ELE MESMO, BERIT MILA EM SUA PRÓPRIA CASA, QUANDO CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS PARA A ÉPOCA FAZIAM NECESSÁRIA CERTA DOSE DE COMPREENSÃO .
A JUVENTUDE ERA A SUA
GRANDE PREOCUPAÇÃO E INTERÊSSE . NO SALÃO AMADEU TOLEDANO SOB A SINAGOGA FAZIA COM QUE SE REUNISSEM E ESTIMULAVA O
ENCONTRO DOS JOVENS POR MEIO DE COMEMORAÇÕES DE TODAS AS FESTAS DO CALENDÁRIO RELIGIOSO
COM GRANDE ENTUSIASMO.
A ATENÇÃO ESPECIAL QUE SEMPRE DEU À MOCIDADE, RESULTOU EM DIVERSOS CASAMENTOS QUE COM MAIS PRAZER AINDA ELE OFICIAVA,COM APARATO E POMPA, COMO NAS VELHAS SINAGOGAS DA TURQUIA, COMO SE FOSSEM DE FILHOS SEUS. UMA PECULIARIDADE DOS CASAMENTOS REALIZADOS NA RUA ABOLIÇÃO ERA O FATO DE FAZER A QUEBRA DO COPO, COM MUITA ELEGÂNCIA, COM UM MARTELINHO DENTRO DE UM ESTOJO DE MADEIRA, MOSTRANDO ATÉ NESSE DETALHE SEU ESPÍRITO INOVADOR E CRIATIVO.
NO RABINATO DA SINAGOGA SEFARADI DE SÃO PAULO, FICOU ATÉ 1948 APROXIMADAMENTE, MAS MESMO APÓS ESSA DATA, LÁ OU EM OUTROS LOCAIS, REALIZAVA CERIMÕNIAS SEMPRE QUE SOLICITADO.
SEU CARISMA MARCOU ÉPOCA EM S. PAULO ESPECIALMENTE PELA ATENÇÃO AOS JOVENS, PELA COMPREENSÃO DA VIVÊNCIA COM A SOCIEDADE AMPLA E PELO INTERCÂMBIO COM OUTRAS RELIGIÕES, MAS ACIMA DE TUDO, SERÁ SEMPRE LEMBRADO POR SUA BONDADE, COMPREENSÃO E ATITUDE INOVADORA".
Agradeço muito o texto encaminhado por sra. Clara Kochen!
Você gostaria de escrever um texto relacionado à sinagoga que você ou sua
família frequenta ou frequentou, na capital paulista, para ser publicado neste
blog? Envie para myrirs@hotmail.com, e se
puder, adicione fotos da sinagoga, ou da família.
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