quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

A Sinagoga Chai Menachem - Chabad Center

A Sinagoga Chai Menachem - Chabad Center, está localizada em Higienópolis, em um edifício reformado, e sua sede foi inaugurada em 20 de novembro de 2022.

Esta informação, e mais detalhes, foram compartilhados pelo Rabino Belinow e sua esposa Chanie, no dia 24 de janeiro de 2023, quando pudemos conversar.

Enviados pelo Rebe, Rabino Belinow e esposa chegaram ao Brasil como shluchim, no ano 2000, atuando e fazendo parte, aqui em São Paulo, do Colel até 2005, da sinagoga do Centro Judaico Bait, até 2018, e também da Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch, conhecida como o “Shil da Padaria”. 

Naquela época a busca por um novo espaço teve início, atendendo à necessidade de um local onde a comunidade já em formação, os frequentadores, familiares e amigos pudessem dar continuidade, ampliar e consolidar suas atividades religiosas.

A existência desta comunidade no bairro, que se reunia, antes da definição do novo local, em salões de festas, clubes e buffets na região, e o fato de, desde então, estar em constante crescimento, agregando e atraindo novos membros da comunidade judaica, religiosos ou não, justificou e justifica a escolha e permanência em Higienópolis.

O primeiro evento realizado, a festa de Simchat Torah, aconteceu antes mesmo da inauguração oficial da nova sede, e, desde então, acontecem os minianim diários, Cabalat Shabat a cada semana, Shacharit Shabat e demais festas, proporcionando a todos que ali frequentam um impacto positivo, a sensação de acolhimento e bem-estar na sinagoga. Houve, inclusive, a celebração do primeiro Bar-Mitzvah, apesar do curto espaço de tempo da existência desta nova sede.

Em relação ao espaço em si, o edifício é composto por três pisos (subsolo, térreo e primeiro andar), sendo dois deles já reformados. O projeto de engenharia coube a Jacques Bachmann e o arquitetônico à Renata Klinovsky, frequentadores da sinagoga, e, vale ressaltar que mais de 90% do custo de reforma foi coberto pela própria comunidade.

O piso térreo conta com uma linda entrada, um espaço onde é possível ver na parede lateral um painel, em formato de árvore, com o nome dos familiares doadores. O salão de rezas, neste piso, e que comporta 150 pessoas, é dividido por uma mechitzá, em vidro e madeira, propiciando que, tanto a ala masculina como a feminina, fiquem próximas e tenham visibilidade da Bimah e do Aron HaKodesh, gerando o sentimento de pertencimento. O Aron HaKodesh guarda as Torót da Sociedade Religiosa Kehilat Achim Tiferet Lubavitch, dando continuidade a esta, e, cujo espaço, hoje em dia desativado como sinagoga, mantém somente aulas para seus antigos alunos.

O primeiro andar possui um amplo salão multiuso, com janelas que proporcionam iluminação natural, e se destina não só à realização de kidush, festas, eventos como Brit-Milah, Bar-Mitzvah, mas também às atividades de palestras e aulas. A sala do Rabino, uma sala de aula, duas cozinhas kasher, uma para leite e outra para carne, e banheiros completam o espaço.

O subsolo, ainda não reformado, englobará um salão, cozinha de apoio para eventos sociais, brinquedoteca, além de um espaço aberto, tanto para complementação das atividades, como também, é claro, como o local em que será construída a Sucá.

Como podemos ver no site da Conib e de Glorinha Cohen, na inauguração da sede desta sinagoga, Marcelo Kauffman, seu presidente afirmou: “Sem uma sede própria, nossos membros passaram por uma peregrinação muito grande,  já nos reunimos em salão de festas, buffet, clube, padaria e até mesmo em uma lavanderia. Felizmente hoje estamos inaugurando a nossa sede própria, graças ao esforço de pessoas especiais que estão nos ajudando”.

Para mais detalhes, vejam o site da sinagoga e os artigos acima citados. Acessem os links https://www.chaimenachem.org.br/ , https://glorinhacohen.com.br/?p=62956 , https://conib.org.br/noticias-conib/37224-sinagoga-chai-menachem-ganha-nova-sede-em-higienopolis.html

Agradeço ao Rabino Belinow, e à sua esposa Chanie a oportunidade de conhecer a sinagoga e de podermos conversar.

E aqui pergunto: Você ou seus familiares frequentam a Sinagoga Chai Menachem? Gostariam de compartilhar informações, escrever um texto para divulgar aqui no blog? Vocês teriam alguma informação sobre as comunidades judaicas da capital e das cidades do interior paulista? Fotos, memórias, documentos? Histórias de sua família, quando aqui chegaram, o porquê da escolha da cidade em que se estabeleceram, como era a comunidade judaica e sua integração com a comunidade local, as sinagogas, escolas, como e onde comemoravam as festas? 

Escrevam para myrirs@hotmail.com . Vamos resgatar nossas raízes... 


3 comentários:

  1. A Sinagoga da Rua Joaquim Mortinho está
    funcionando??
    Meus filhos fizeram bbarmitva e meus sogro é

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Há tempos estive na sinagoga da Joaquim Murtinho. Se puder entre em contato diretamente com eles. E se puder, conte um pouco sobre esta sinagoga. Vocês frequentavam? Em wue época? Como era a sinagoga?

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...