terça-feira, 14 de março de 2023

A Sinagoga Israelita Brasileira e comunidade judaica de origem mizrahi no bairro da Mooca

A Sinagoga Israelita Brasileira foi fundada em 1928 por judeus originários de Sidon (Seida) e Beirute, sendo conhecida como a sinagoga dos siadne. Famílias Sayeg, Kibrit e Nigri, entre outras, trabalharam para a construção do edifício. Inicialmente situada na Rua Oscar Horta, transferiu-se para a Rua Odorico Mendes, 174, em agosto de 1930, quando foi inaugurada, em terreno doado pelos Klabin. Como parte da sinagoga, havia a Sociedade das Damas, destinada à filantropia. Com o crescimento da comunidade, pretendia-se construir uma nova sinagoga à Rua Barão do Jaguara. Porém, com a diminuição da frequência à sinagoga nos Shabatot, e a mudança dos frequentadores para Higienópolis, motivada principalmente por problemas com inundações e pelo progresso material desta comunidade, parte dos frequentadores optou pela construção de uma nova sinagoga em Higienópolis, à Rua Piauí.  

Em relação à edificação da Sinagoga Israelita Brasileira, o acesso  a esta se faz por uma entrada lateral, diferente das demais sinagogas paulistanas. A Bimah, recoberta por tapete e a uma certa distância do Aron Hakodesh, situa-se no centro do setor masculino. No primeiro andar, uma ala feminina, limitada por muretas, possibilita o acompanhamento das rezas. Os bancos desta sinagoga, originalmente em madeira, foram substituídos por cadeiras de plástico, dispostas ao redor da Bima e ao redor das mesas utilizadas para estudo. A Ner Tamid permanece fixa ao teto, próxima ao Aron Hakodesh. Um salão no subsolo era, antigamente, utilizado como local para festas e encontros. A sinagoga permanecia ativa antes da pandemia e o edifício estava em constante manutenção: paredes pintadas, iluminação excelente, piso reformado. Os chazanim Mauricio Fortes, Benjamin Cohen, Ibrahim Zaitoune, Rahamin Nigri, Carlos Nigri e Moisés Simantob fizeram parte desta sinagoga.

De acordo com a Enciclopédia Judaica, vol.3, página 1101, da Editora Tradição, publicada em 1967 no Rio de Janeiro*, a Sinagoga Israelita Brasileira foi fundada em 1928 por judeus de origem libanesa e contava na época com 13 famílias. Por volta de 1967 era composta por cerca de 300 famílias (dados a confirmar), e, juntamente com a sinagoga, “funcionava a Sociedade das Damas”, destinada à filantropia. A primeira diretoria foi composta por: Isaac Sayeg, Gabriel Kibrit, Benjamin Cohen, Nissim Nigri, Salim Mansur e Gabriel Politi. (*original: The Standard Jewish Encyclopedia, 1959, 1962, 1966-Encyclopedia Publishing Company Ltd, Tel Aviv)

Ao publicar detalhes sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista, no final de 2017, contatei Olga Clara Zeitouni e Haim Zeitoune. Olga Clara havia publicado no Facebook uma foto antiga, de dois rapazes sentados à frente dos portões da Sinagoga Israelita Brasileira, na Rua Odorico Mendes. Linda Zeitoune comentou, a respeito desta foto publicada, que o pai, sr. Youssef Haim Zeitoune, era o Chazan nesta sinagoga.  E avisou à Olga Clara Zeitouni que ainda mostrará a casa em que viveram quando chegaram ao Brasil.


Haim Zeitoune, sobrinho de Linda Zeitoune e irmão de Olga Clara, morou em São Miguel Paulista, e comentou à época, que o pai, Haim Yossif Zeitoune e o avô paterno Yossef Haim Zeitoune rezavam na Mooca. Haim frequentou, junto a estes, a sinagoga do bairro. Indicou o Rabino Azulay, da Sinagoga Monte Sinai, para mais informações... “pois todos que rezavam na Mooca hoje rezam na R. Piauí”. E contou: “Uma vez o Rabino Azulay passou na sinagoga Monte Sinai um vídeo, aonde meu avô apareceu. Ele era imigrante do Líbano”.

Rachel Mizrahi em “Imigrantes Judeus do Oriente Médio – São Paulo e Rio de Janeiro” (Trabalho de pós-graduação ao Depto. de História-USP, 1995 e Editado pelo Ateliê Editorial, São Paulo em 2003) estuda as duas sinagogas da Mooca e a comunidade judaica do bairro. E escreve que “o crescimento numérico dos judeus da Mooca exigiu a construção de uma sinagoga, núcleo-básico comunitário. Isaac Sayeg, Gabriel Kibrit e Nassim Nigri, apoiados pelos Cohen, os Politi, os Zeitune, os Peres e os Adissy decidiram trabalhar para levantar o templo. Em 1926, Jacob Adissy, Carlos Hadid e Jacob Simantob procuraram os Klabin que possuíam propriedades na Mooca e com eles conseguiram um terreno na Odorico Mendes, rua próxima e paralela com o rio Tamanduateí. As obras do templo iniciaram-se com doações e mensalidades dos participantes comunitários. Em agosto de 1930 a Sinagoga Israelita Brasileira foi oficialmente inaugurada. Famílias Sayeg, Hadid, Cohen, Peres, Simantob, Politis e Nigri, entre outras, estiveram presentes”.

A respeito da Sinagoga Israelita Brasileira também podemos ler no livro A História dos Judeus em São Paulo, de Henrique Veltman (Ed.Expressão e Cultura,1996), no Cap.X, “Sefarditas e Orientais”: “os orientais construíram, em terrenos cedidos pela família Klabin, dois templos numa mesma rua, a Odorico Mendes, no bairro da Mooca. Uma, a dos siadne, reunia os imigrantes de Seida e Beirute, a outra era a dos safadie, originários de Safad/Damasco. Nelas não havia rabinos, sendo os serviços conduzidos pelos indivíduos mais religiosos e pelos mais velhos.”

De acordo com o site “São Paulo Antiga”, por Douglas Nascimento, “a construção da Sinagoga Israelita Brasileira da Mooca deu-se em 1930, após a liberação e autorização da planta do templo religioso, em expediente público do dia 10 de de junho de 1930”. Como comenta, “ainda no mesmo ano, apenas alguns meses depois da autorização, a sinagoga foi inaugurada” ( http://www.saopauloantiga.com.br/sinagoga-israelita-brasileira/ )

No dia 08 de março de 2023, Selma Savoia encaminhou e-mail e escreveu: “Minha mãe, Lela Savoia, de solteiro Lela Duek, sabe muito sobre a Sinagoga da Mooca! Se quiser entre em contato comigo!” Entrarei em contato com Selma, e iremos conversar...

Pelo Instagram, na página "sinagogasemsaopaulo", em postagem sobre a Sinagoga da Sociedade União Israelita Paulista, Marcelo Mansur contou: “Minha família (meus avós) foram fundadores da outra sinagoga na mesma rua, a Sinagoga Israelita Brasileira!!! Porém quando eu nasci a sinagoga estava fechada, e meu Brit-Milah foi na Sinagoga União Israelita Paulista, com a chazanut do Sr.Jose Homsi z'l e o mohel foi o "egipcio" Sr. David Simhon z'l. Meu avô (David Mansur) chegou do Líbano com a mãe (Sarah Mansur, sobrenome de solteira Politi) e dois irmãos, o mais velho (Salim Mansur) e o mais novo (Saad ou Felicio Mansur), minha avó ( Sophia Mansur, sobrenome de solteira Bejarano) também veio do Líbano, porém a família chegou no Rio de Janeiro. Tenho fotos e documentos de família, os sefarim não tenho ideia de onde vieram!"

E você, ou seus familiares, gostariam de compartilhar informações, escrever um texto para divulgar aqui no blog? Frequentaram as sinagogas da Mooca? Moraram na região, ou em bairros próximos?

Teriam alguma informação sobre as comunidades judaicas da capital e das cidades do interior paulista? Fotos, memórias, documentos? Histórias de sua família, quando aqui chegaram, o porquê da escolha da cidade em que se estabeleceu? Como era a comunidade judaica e sua integração com a comunidade local, as sinagogas, escolas, como e onde comemoravam as festas? 

Escreva para myrirs@hotmail.com . Vamos resgatar nossas raízes...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...