terça-feira, 13 de setembro de 2016

Família Szwarcbart e a sinagoga Cilly Dannemann

A história de minha família, Szwarcbart, está ligada à sinagoga Cilly Dannemann.

Casamento de Maurice e Dora Szwarcbart
Em 1957, meus pais, Maurice Szwarcbart e Dora Dina Rosenblit Szwarcbart casaram-se ali, em uma cerimonia feita pelo Munkacher Rebe, como podemos ver nas fotos ao lado. No mesmo local aconteceu o Bar-Mitzva de meu irmão, Bernardo, em 1977, e o casamento de meu tio, Philippe Szwarcbart. Era a sinagoga aonde meu zaide, meu avo paterno, Chiel Leib, conduzia as rezas (até 1966, quando ele faleceu). Minha bubili, Lea, mãe do meu pai, sentava-se na segunda fileira. E nós??? Sentávamos aonde havia lugar, perto da bubili sempre que possível ou até ao fundo...
Meu pai Maurice Szwarcbart com meu primo Jorge,
no jardim interno do Lar dos Velh


Em Rosh Hashaná e Yom Kipur, quando éramos crianças, na década de 1960, todo o espaço do Lar dos Velhos era pura diversão. Gostávamos de brincar, assim como várias outras crianças, nos cordões próximos da Bimah, ou pulando do tablado, corríamos pelos corredores e escadarias do Lar, brincando de esconde-esconde, e parávamos grande parte das vezes para conversar com os residentes. O jardim interno, com grande quantidade de gatos, possuía uma jabuticabeira imensa (será que era imensa mesmo?) e um pé de amoras, “inimiga” de nossas roupas brancas. 



Em Simchát Tora, dançávamos em roda, com as bandeirinhas de Israel e uma maçã na ponta.

Familias Lerner, Back, Dzialowski, Tetner, Chusyd, Jankelovitz, e tantas outras, tambem faziam parte da comunidade judaica da Vila Mariana e frequentavam a Sinagoga do Lar dos Velhos. Comentarei em novos posts.

Assim como muitas famílias, íamos da sinagoga do Lar para a do Peretz e vice-versa... Meu zaide e bubili ficavam sempre na sinagoga do Lar. Meus avós maternos, sempre na sinagoga do Peretz.

Havia também um salão, em frente à sinagoga, para kidush.

Estas são histórias passadas...

Contam que a frequência à sinagoga, com o passar dos anos, foi diminuindo, levando o Residencial a desativar esta sinagoga, criando uma outra, em um espaço menor. Hoje em dia, o local aonde funcionava a Sinagoga Cilly Dannemann, é utilizado como setor administrativo do Residencial Israelita Albert Einstein, como me foi informado...

2 comentários:

  1. Texto muito gostoso de ler e momentos gostoso de lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissa que bom que voce gostou!!! Realmente são momentos muitos gostosos de lembrar!! Acompanhe as póximas postagens...

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...