terça-feira, 6 de setembro de 2016

As plaquinhas dos bancos da Sinagoga Mordechai Guertzenstein

Quem lembra das plaquinhas de metal, fixas às cadeiras, e que identificavam os proprietários dos lugares, vitalícios, na Sinagoga Mordechai Guertzenstein? 

Lembro que muitas foram substituídas, em um certo momento, por outras...não sei qual o real motivo...

Estas plaquinhas, hoje já retiradas das cadeiras, estão guardadas e necessitam de limpeza. 

Fiquei muito feliz quando, outro dia, localizei a de minha mãe, Dora Dina Rosenblit Szwarcbart e a da minha tia, Rachel Dzialowski. Ainda não localizei as de meus avos maternos e de meu pai, Maurice Szwarcbart, que também possuíam lugares.


É Impressionante! Apesar da sinagoga não mais existir como edifício, alguns objetos foram guardados quando, após a sinagoga antiga ser demolida, também deixaram de ser utilizados no novo edifício do Peretz. 

Como exemplo, a placa ao lado, da familia Peceniski, continua pendurada na Menorah, que ficava ao lado do Aron Hakodesh.


Como já comentei, algumas Torót já possuem um destino, outros objetos estarão disponíveis para doação, com a saida do Colegio I.L.Peretz do local aonde se encontra, à R. Madre Cabrini, 195.

A memória de uma época, do período em que a Sinagoga Mordechai Guertzenstein existiu, permanece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...