quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Apresentando o Centro Israelita do Cambuci

O Centro Israelita do Cambuci, fundado em 1941, situa-se à Rua Teixeira Mendes, 54, próximo à Rua Lavapés, e ao lado da Escola Israelita Brasileira do Cambuci, que ali funcionou até fundir-se com o Colegio I.L.Peretz. 

Em uma quarta-feira de agosto de 2016, pude revisitar esta sinagoga através de um convite e sugestão de Beto Barzilay, a quem agradeço, aqui, novamente. 

Fiquei impressionada e feliz ao ver este edifício conservado e mantendo, dentro do possível, suas características originais.

A edificação possui um salão para kidush no piso térreo e, da mesma forma que na Sinagoga Mordechai Guertzenstein, duas escadas laterais conduzem à entrada desta, no primeiro piso. Aqui, porém as escadas situam-se na parte externa. 

Neste primeiro piso, uma porta de madeira de folha dupla dá acesso à ala masculina. 

Fileiras de bancos e respectivos apoios para sidurim, com espaço para guardá-los, ladeiam um corredor central. Tais bancos, em madeira, ainda conservam as plaquinhas de identificação de seus antigos ocupantes. 


Já a ala feminina situa-se em um piso superior, no formato das antigas sinagogas.

Como Beto comentou, esta sinagoga ficou desativada durante 15 anos, sendo reaberta em junho de 2014. 

Mensalmente, um grupo de voluntários que integram a Chavurá Boker organiza um Cabalat Shabat comunitário e voltado para a participação ativa das crianças 


As pinturas murais merecem um post à parte, assim como a área da Bimá e Aron Hakodesh...

E voce, fez ou faz parte da história do Centro Israelita do Cambuci? Sabe de algum fato interessante? Gostaria de acrescentar algo como já o fez Keila Matalon

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Francisco Moreno, obrigada pelo comentario! Gostaria de acrescentar algum fato, alguma historia sobre a Sinagoga do cambuci? Possui fotos???

      Excluir
  2. Myrian, a família Chusyd foi frequentadora assídua da sinagoga do Cambuci, moravam inclusive na mesma rua. Assim como o pai Ari Chusyd Z'L , meus filhos fizeram o BarMitzva nesta sinagoga. Ela é muito bonita mesmo! Tenho fotos se interessar. Abraço, Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suely, tudo bem com voce? Que otimo que postou aqui seu comentário. Voces deram o nome de sua filha nesta sinagoga, não é?! Foi a primeira vez que estive na Sinagoga do Cambuci e na ocasião fiquei super impressionada com a beleza do lugar...Claro que ha interesse pelas fotos, e por quaisquer historias que tenha para contar!! beijos

      Excluir
  3. Olá
    Minha avó Rachel Krasilchik Levy foi professora de música na Escola do Cambuci. Meu pai e meus tios fizeram o primário lá. Quando criança frequentei muito a Sinagoga no shabat com meu Zeide Jafim Levy. Meu irmão mais velho fez bar-mitzva na Sinagoga. Enfim....Ótimas recordações desse lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Saulo Levy, tudo bem? Desculpe-me pela demora em responder a voce. Muito interessante seu comentário...cada detalhe ajuda a compor um pouco do cenário do que foi e do que ainda é a Sinagoga do Cambuci, e a Escola do Cambuci. Voce teria fotos e/ou documentos daquela época? Super obrigada pelo comentário...

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...