quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Muitos são os que começaram a entrar em contato, para falar sobre a Sinagoga do Cambuci....

Muitos são os que começaram a entrar em contato, para falar sobre a Sinagoga do Cambuci....

Suely StarobinasChusyd escreveu que a família Chusyd foi frequentadora assídua da sinagoga do Cambuci. Moravam inclusive na mesma rua. Assim como o pai Ari Chusyd Z'L, os filhos fizeram o Bar-Mitzva nesta sinagoga.
E  diz... “Ela é muito bonita mesmo!”

Como comentei, a primeira vez que estive nesta sinagoga foi no Simcha Bat da filha da Suely...

O sr. Samuel Belk informou que construiu a escola ao lado da Sinagoga, sendo uma de suas primeiras obras depois da formatura, e o sr. Helio Pilnik, que hoje em dia mora em Santos, também frequentou a sinagoga durante muito tempo.

 
Keila Matalon contou que a sinagoga foi fundada pela familia do avô materno, Jacob Moises Lafer, tendo frequentado a mesma durante muito tempo, local “onde funciona um grupo de Maçons”.

Neste sentido, e relação à construção desta sinagoga, podemos verificar na placa de 1941, na foto ao lado, os nomes dos que fizeram parte da “Comissão que construiu a Sede Social”:
Presidente: Benjamin Lafer
Vice-presidente: Pedro Waidergorn
Secretário: Elias Sitzer
Vice: Herman Sidsamer
Tesoureiro: Mauricio Zimberg
Vice: Luiz Chamis
Conselho Fiscal composto por: Abrão Gerson, Benjamin Zimberg, David Klevand, Raphael Kremer e Germano Baumohl

Interessante notar a placa do Merkaz-Israel-de-Cambuci, com as datas de 1925-1965, o que aponta a comunidade judaica presente muito antes da construção deste edifício, contendo os nomes dos presidentes Miguel Blay, Sigismundo Spindel, Benjamin Lafer e Abrão Zaguer.


No post anterior falei sobre as “plaquinhas” dos sócios da época e o detalhe de permanecerem fixas nos bancos, e muito bem conservadas, até os dias de hoje, como a que pertencia ao sr. Rafael Creimer


Mais alguns fatos e histórias da sinagoga, inclusive sobre as pinturas murais e o zodíaco você poderá ler no próximo post...foram contadas por Francisco Moreno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...