quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As pinturas dos Mazalot na Sinagoga do Cambuci

Na Sinagoga do Cambuci, as pinturas dos Mazalot, ou dos signos do zodíaco, nos chamam a atenção. Nesta sinagoga, estes signos estão inseridos em pinturas murais, delimitadas por molduras, ao longo de toda a “mureta”, azul, que serve de proteção ao piso superior, ou melhor, ao “lugar das mulheres”. Cada símbolo corresponde a um mês do calendário judaico, como pode ser visualizado nas fotos ao lado.

Mazalót, zodíaco...como assim? Veja o interessante site http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/zodiaco/home.html  "o zodíaco é um cinturão imaginário no firmamento celeste, representando doze grupos de estrelas (constelações), através do qual o sol e os planetas principais se movem no decurso do ano. Cada constelação é representada por um signo. Quase todos os signos do zodíaco são chamados pelo nome de um animal, daí o nome "zodíaco", do grego "zoon", uma criatura viva... em lashón hakódesh eles não são chamados de zodíaco, mas simplesmente mazalot”. Vejam mais neste site sobre a relação do mês, o mazal-constelação deste, o símbolo/signo, e o significado de cada um...

Em relação aos desenhos dos Mazalot, Francisco Moreno, que freqüentou a sinagoga do Cambuci nos anos 80-90, nos conta que foram feitos por um artista-arquiteto judeu polonês, o mesmo que, segundo ele, também decorou a sinagoga do Brás. Este artista voltou para a Polônia antes da II Guerra Mundial.

Como comenta, a representação do zodíaco era um tema artístico e motivo decorativo comum a várias sinagogas da Polônia e do leste europeu como um todo.

Podemos ler um artigo interessante que cita os símbolos do zodíaco em sinagogas da Polonia na Revista Morasha,  Edição n.53, de junho de 2006, “Sinagogas em Madeira”. 

Sinagoga de Chodorov-foto Yad Vashem
No artigo vemos que: “...Construídas por todo aquele território, especialmente na Polônia, Rússia, Lituânia, Ucrânia, durante os séculos 17 e 18, as sinagogas de madeira se tornaram um marco na arquitetura judaica e na arte litúrgica...No século 18, Israel Lissnicki pintou o interior da sinagoga de Chodoróv...Destacam-se, retratados com grande maestria, pavões e leões, flores, peixes e pássaros, aliados aos doze símbolos do zodíaco e aos principais do judaísmo, como a menorá, as Tábuas da Lei e objetos de culto do Templo de Salomão. Além disso, inscrições bíblicas e paisagens, com destaque para a de Jerusalém. Tudo isto, mesclando-se e entrelaçando-se, delicadamente, em ornamentos em folhas, volutas e medalhões, que recobriam todo o primoroso conjunto. As cores usadas na pintura eram âmbar-perolado com raios em vermelho-tijolo.


Este tema também estava presente em algumas sinagogas em Israel e realizados em mosaicos, a exemplo de Beith Alfa, proximo a Beith Shean, como podemos ver na foto ao lado (foto do site https://en.wikipedia.org/wiki/Beth_Alpha )


Aguarde os próximos posts, aonde poderá conhecer mais sobre as demais pinturas murais desta sinagoga...

3 comentários:

  1. Muito bom. Informações preciosas e, ao mesmo tempo, resgate da história das nossas sinagogas e educação judaica. Fica uma pergunta: qual o significado dos signos do zodíaco nas sinagogas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! É fundamental resgatarmos nossa memória e a história de nossas sinagogas, muitas "desativadas" hoje em dia. Quanto ao significado dos signos do zodiaco, voce poderá ler o artigo que cito, na integra, em http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/zodiaco/home.html . Neste artigo, voce poderá ler: "Por exemplo, o mês de Nissan tem o seu "mazal VIé", um "cordeiro" (correspondendo ao signo de Aires, o carneiro), que se relacionava com o sacrifício pascal, oferecido pela primeira vez no Egito na véspera do Êxodo, como a expressão da negação total da idolatria egípcia, que incluia o cordeiro como uma divindade sagrada.
      O mês de Sivan tem o seu mazal em te'omim", (correspondendo ao signo de Genuni, os gêmeos), que é relacionado às duas Tábuas com os Dez Mandamentos, base e "raiz" de toda a Torá, que foi outorgada no Sinai no mês de Sivan.
      Tishrei tem o seu "mazál moznáim", balanças (correspondendo a Libra, a balança), relacionada ao Dia do Juízo (Rosh Hashaná), quando D’us dispensa justiça ao mundo. E assim são os mazaiót dos outros meses hebreus, relativos a eventos na História judaica, nos seus meses particulares, com o seu significado eterno e a mensagem para nós através das eras até hoje.
      O mazal de Kislêv nos transporta ao "mazal keshet", o arco (correspondendo a Sagitarius, o arqueiro). Arco e flecha eram as armas principais do homem para a caça e a guerra desde os tempos mais antigos até a invenção da pólvora (ao redor do ano 1300). A espada era usada em combates corpo-a-corpo, mas o arco e a flecha podiam ferir à distância.
      Outro link interessante a respeito do assunto é: http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/astrologia/home.html
      Abraços, Myriam

      Excluir
  2. Uma cultura muito rica e bela.Infelizmente, não pude conhecer Safed e safari.Apesar de estar no crepúsculo da minha vida.

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...