terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lembranças da Sinagoga do Cambuci

Muitas lembranças e memórias estão sendo compartilhadas tanto sobre a Sinagoga do Cambuci, como sobre a Escola Israelita do Cambuci, como já pudemos ver, inclusive, em posts anteriores.

Suely Starobinas Chusyd, cujos comentários já publiquei, encaminhou as fotos abaixo: foto do tefilim do filho André, na Sinagoga do Cambuci.  E da família Chusyd, vizinhos e frequentadores da sinagoga desde pequenos...
A sra. Sara Dahis Royzen escreveu que "é forte a ligação com a Sinagoga do Cambucy" pois os pais a frequentavam em sua primeira infância, o irmão, hoje com 80 anos, estudou na "Escola do Cambucy". Mais tarde, os filhos da sra. Sara tambem lá estudaram. A Sinagoga, como comentou, ficou fechada por muito tempo, e agora, quando reabriu para as cerimônias de Kabalót Shabat, esteve com os filhos, sendo “tomados de uma emoção indescritível”. Realmente a iniciativa da Chavurá Boker de reiniciar os Kabalót Shabat é muito importante... e muito bonita. Sra. Sara relatou, também, que teve um elo de amizade muito grande com a minha mãe, Dora Dina Rosenblit Szwarcbart Z´I. E conta... “tratávamos uma à outra com nomes no diminutivo, desde os tempos da V. Mariana, onde eu e Dorinha morávamos, até bem mais tarde, nos encontrando no clube aos finais de semana.”

Como podemos ler nos comentários deste blog, Saulo Levy escreveu: “Minha avó, Rachel Krasilchik Levy foi professora de música na Escola do Cambuci, meu pai e meus tios fizeram o primário lá. Quando criança frequentei muito a Sinagoga no Shabat com meu Zeide Jafim Levy. Meu irmão mais velho fez bar-mitzva na Sinagoga. Enfim....Ótimas recordações desse lugar". 

2 comentários:

  1. Vale a pena guardar estas lembranças ! não voltam mais........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sra. Jacqueline Sasson, vale a pena guardar e manter vivas estas lembranças. Por isso sugiro a todos que possam e queiram, que compartilhem fotos, historias e memórias para que eu possa publicar, com os devidos créditos de quem os fizer... Abraços

      Excluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...