domingo, 13 de novembro de 2016

A Sinagoga e a Escola Israelita Brasileira do Cambuci


O projeto da Sinagoga do Cambuci, “conforme consta do seu processo de aprovação Proc.52.062/40PMSP foi assinado pelo engenheiro Leo Bonfim Dei Vegni Neri, tendo como responsável pela construção David Biase...” Esta é uma informação que podemos ler no interessante artigo “Como cantaríamos o canto do Senhor numa terra estrangeira (Salmos,137,4)”, escrito pela Dra. Anat Falbel (UNICAMP/IFCH) e publicado no Boletim Informativo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro 35, Ano IX-Janeiro/Abril 2006, páginas 10-18

Os projetos das sinagogas da primeira metade do século XX, como já comentado, refletiam o partido arquitetônico presente nas comunidades de origem dos imigrantes que as construíram.

A construção da Escola do Cambuci foi feita pelo sr. Samuel Belk, como já postado, e iniciou seu funcionamento em 1945. Francisco Moreno comenta que os pais trabalharam como zeladores desta, de 1954 a 1960, e lembra que fizeram parte professores como moré Levin, morá Sara Dingot (que na Polônia frequentava os círculos literários de Varsóvia) e mora Golda. A escola também absorveu refugiados judeus do Oriente Médio, chegados a partir de 56.


Francisco Moreno também nos conta também que "o Cambuci abrigou o movimento juvenil Kadima, do qual fez parte Iara Iavelberg, cuja família era do bairro do Ipiranga". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...