terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sinagogas e um pouco sobre o Patrimonio Arquitetonico


Aqui faço uma pausa para falar um pouquinho sobre a questão relacionada a patrimônio histórico e arquitetônico, que postei há um tempo... 

Gostaria de comentar alguns pontos que estão sendo considerados e pensados, no andamento das pesquisas e levantamentos que tenho feito e, tambem, nas postagens das contribuições que voces leitores tem encaminhado:

Podemos perceber que aprender com o nosso passado, nossas memórias e raízes é fundamental para respeitamos e resgatarmos a nossa história, e indispensável para construirmos nosso presente e projetarmos o futuro.

A nossa memória depende da capacidade de conservarmos o nosso patrimônio. Não somente os elementos fabricados pelo homem, mas também o conjunto de conhecimentos produzidos e acumulados... Este conjunto, o físico, social e econômico constitui-se de espaços urbanos de importância e significado destacado na leitura da cidade, independente de época ou “qualidade” histórica.

Para a preservação e revitalização do patrimônio histórico e ambiental urbano como um todo, abordamos o caráter representativo, e não só os elementos excepcionais ou de monumentalidade, nos seus aspectos históricos, sociais, culturais, formais, técnicos ou afetivos.

Esta ação de preservação dos edifícios, dos seus espaços internos, externos, de seus objetos, seus documentos, considerados patrimônio de nossa comunidade, contribui para a nossa memória e identidade...

Em relação às sinagogas, podemos considerar principalmente a manutenção destas através do uso para a qual foi construída. Muitas vezes faz-se necessário o restauro e conservação do edifício, ou a recuperação através de um retrofit, de uma reforma.

Por outro lado, considerando-se a sociedade em constante transformação, podemos pensar em revitalizar os edifícios, através de mudanças de uso ou de rearquitetura... Exemplos destes estão presentes hoje no Museu Judaico que sediava a Sinagoga Beth-El, no Memorial da Imigração Judaica que sediava a Sinagoga Kehilat Israel, no TenYad , que sediava a Sinagoga Centro Israelita de São Paulo(Knesset Israel).

Retrofit, revitalização, rearquitetura, restauro...voce pode estar se pensando e se perguntando...como assim???


Bem, acompanhem os próximos posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...