sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Restauro, Revitalização, Retrofit, Rearquitetura...como assim?

Para prosseguirmos e podermos entender mais um pouquinho sobre patrimônio arquitetônico, histórico e artístico, seguem abaixo algumas observações relacionadas ao último post...

Caso queiram conhecer um pouco mais detalhadamente sobre o assunto, vale a consulta a livros especializados, e a entidades e órgãos, públicos ou não, voltados ao tema.

O Restauro de um edifício recupera e preserva a estrutura e unidade do edifício, através de intervenções técnicas, de acordo com critérios científicos de conservação, devolvendo ao mesmo as características originais. Geralmente em bens tombados...

A Revitalização de uma edificação significa realizar intervenções em edifícios ou áreas urbanas a fim de torná-los aptos a terem usos mais intensos, dando nova vida aos mesmos, e tornando-os atrativos para novas atividades, e garantindo nova vitalidade da área.região onde se localiza.

Já no Retrofit, conceito surgido na Europa e Estados Unidos, a proposta é “colocar o antigo em forma”, através de intervenções em estruturas antigas, estendendo a vida útil destas, readequando às exigências atuais, e reinserindo-as na área urbana existente. Através da revitalização, e mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização cujo objetivo é preservar “o que há de bom na construção existente”...sempre com o compromisso com as características originais do edifício. 


Estes podem receber adaptações tecnológicas, modernizações na rede de água e esgoto, rede elétrica, elevadores, aquecimento/ refrigeração, soluções telefônicas...sempre respeitando as normas vigentes quanto à acessibilidade e segurança.


Outro termo que vem sendo utilizado é a Rearquitetura, com soluções de aproveitamento do edifício existente a um novo uso com a realização de transformações significativas e necessárias, reciclagem, demolições e acréscimos significativos, requalificação dos espaços, adequando e otimizando o uso à nova função do edifício...


Pensando nas soluçoes acima, que tal conhecer o Memorial da Imigração Judaica, o Ten Yad e o Museu Judaico, aqui em São Paulo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...