domingo, 25 de dezembro de 2016

Um pouco sobre a comunidade judaica no Brás


Diversas foram as famílias, da comunidade judaica, que se estabeleceram no bairro do Brás, que participaram da Sinagoga Israelita do Brás, à rua Bresser,47, que fizeram parte da União da Mocidade Israelita do Brás, à Rua Bresser, 13 e também da Escola Luiz Fletlich. Entre estas, temos as famílias de Silvio Ary Priszkulnik, Beatriz Blay, Deborah Rozenkwit, Leonardo Gliksberg, Heitor Goldflus, Marta Hepner Tkacz, Sidney Berel Sizer, que encaminharam mensagens, comentando e colaborando com este blog.

Podemos citar ainda as familias Teperman, Feffer, Kassinsky(Kasinski), Meltzer, Kohan, Jacob Kutcher, Kuchnir, Jagle, Rolnick, Leguer, Rozenblat, Serber, Waldman, Bilenki, Moscovich, Kauffman, Dascal...

Famílias originárias da Europa, de países como Polônia, Bessarábia/Romênia, Rússia, Ucrania, Alemanha, quase todos trabalhando como como profissionais liberais, como Klientelchicks, como comerciantes (lojas de móveis, por exemplo).

Bairro de indústrias e casas de classe média, muitos da comunidade moravam e circulavam pelas ruas Bresser, Coimbra, Belo Horizonte, Brigadeiro Machado, Hipódromo, Silva Telles, Joli, Largo da Concórdia, entre outras.

Alguém de vocês fez, ou ainda faz parte da comunidade judaica do Brás? Frequentou a Sinagoga Israelita do Brás? A Escola Luiz Fleitlich ou a União Mocidade Israelita? Possuem fotos? Documentos? Objetos? Projetos? Histórias para contar?


Participe você também deste resgate da memória da comunidade judaica, de sua arte, arquitetura e suas sinagogas em São Paulo!!

10 comentários:

  1. Meu nome é Jack Strauss .
    Residia na Bresser 752 quase em frente da Escola Luiz Fleitlich.
    Eu frequentava a escola e participei de peças de Teatro no palco da Sinagoga do Brás.
    Tenho fotos desta peça que eu fazia par com a Paulina Zilberstein se não me engano.
    Quem cantava como Chazan da Sinagoga era o David Iampolsky filho do Angelo Iampolsky.
    meu e mail é
    jackstrauss@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sr. Jack, obrigada pelo contato e por contar um pouco sobre a vida do senhor no Brás. Gostaria de compartilhar as fotos que possui, e contar um pouco mais sobre a história do senhor? Possui documentos, fotos da Sinagoga? Meu e-mail é myrirs@hotmail.com . Poderia confirmar o endereço da Escola Luis Fleitlich? Grata, Myriam Szwarcbart

    ResponderExcluir
  3. Sr Jack; hj por acaso chego ao seu depoimento q meu finado tio David, se por acaso tiver esta foto mande me. Obrigada Slove a neta de Z l Angelo Iampolsky

    ResponderExcluir
  4. Somos da Familia Viner/ Winer. Meu avô Ischac Izic Winer foi grande frequentador da Sinagoga e foi o soichet que matava galinhas kassher do Bras. Meu nome Henrique Viner. Moramos na R. Oriente, r. Maria Joaquina, na,Silva,Telles e Joao Bohemer. Meu pai Leiser e meu tio Chaia eram siciis de uma fabrica de malhas: irmaos Winer que ficava na R. Maria Marcolina. Eu Henrique e mimhas irmas Chana e Raquel frequentamos no curso primario a Escola Luuz Fleitlich. Meu avo isac e a sua esposa Beila Viner moravam em frente da sinagoga na rua Bresser nr.26.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome Henrique Viner. Somos da familia Viner/ Winer. Meu avô Itsac Aisic Winer foi frequentador da Sinagoga e foi o Soichet- o que matava galinhas da forma Kasher no Bras. Meu pai Leiser e neu tio Chaia tinham uma fabrica de malhas na rua maria marcolina. Todos nos ja moramos nas Ruas Oriente, Maria Joaquina, Silva,Telles e R. Joao Bohemer. Eu e minhas irmas Chana e Raquel Biber estudamos tambem no primário na escola luiz Fleitlich. E posteriomente eu no Liceu Academico S.Paulo e minhas irmas na Escola Frei Paulo Luig. Meus pais Leiser e Hena casaram na sinagoga do Brás e eu também fiz meu Barmitzvah em 1960 nessa sinagoga. Meu avô Isic Winer no fim de sua vida emigrou para Israel e foi enterrado no cemiterio de Chulon.

    ResponderExcluir
  6. Eu e mimha familia frequentavamos a Sinagoga meu avô itschac Isic Einer foi o shoichet do Bras. Ele morava na Fua,Bresser 26 em frente à sinagoga
    Meu nome Henrique Viner email h.viner @terra.com.br
    Tenho fotos da minha turma do Fletlich nesta sinagoga.

    ResponderExcluir
  7. Eu e mimha familia frequentavamos a Sinagoga meu avô itschac Isic Einer foi o shoichet do Bras. Ele morava na Fua,Bresser 26 em frente à sinagoga
    Meu nome Henrique Viner email h.viner @terra.com.br
    Tenho fotos da minha turma do Fletlich nesta sinagoga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de conhecer a Sinagoga. Moro na vila Carrão , e me chamo Daniel.

      Excluir
  8. Alguém tem informações de uma senhora de Portugal chamada Filismina, que mororu na Rua Bresser, número 1602 ? neste endereço funcionava uma pensão cuja dona era essa portuguesa Filismina e seu filho Joaquim. Se alguém souber ou tiver fotos da Rua Bresser dos anos 60 e 70 por favor enviem pra mim por este e-mail sergio_vieyra@hotmail.com (Obrigado pelo espaço e parabéns pelo site ! ).

    ResponderExcluir
  9. Olá . Sou natural de Porto Alegre, oficial bombeiro militar e tenho 41 anos. Por parte de mãe tenho meus avós nascidos na Romênia. Meu avô era militar romeno e foi liberto dos alemães após a guerra. Se casou com minha avó na Alemanha onde nasceram meus dois tios minha mãe e outra tia nasceram no Brasil.
    Sempre soube que minha avó foi usada em trabalho forçado na Alemanha, sendo retirada a força da Romênia.
    Foi um assunto que muito machucou a família. Nunca falamos. Quando tinha 08 anos minha avó foi acometida de um AVE ( AVC) e ficou vegetativa. Nunca tive oportunidade de aprender e conversar
    Pois bem, como estou buscando minhas origens achei um site de busca alemão com nome dos registros. Encontrei minha avó Sra Anastacia Dascal que trabalhou escrava em uma fábrica na Alemanha ainda adolescente

    Ao efetuar pesquisa da família Daskal ou Dascal, encontrei na Romênia tronco judeu. Como Disse anteriormente busco saber se onde vim.

    Diante do já extenso texto porém ao máximo reduzido venho modestamente perguntar se o Sr ou a sinagoga pudessem me auxiliar a respeito. Se há registro de famílias Dascal ou Daskal ( a grafia muda) originários da Romênia. Encontrei um professor da Universidade Hebraica de Jerusalém com esse sobrenome porém não reponde

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...