domingo, 11 de dezembro de 2016

Sinagoga Cilly Dannemann, Rabino Dr. Michael Leipziger, Nosso Lar, Lar Golda Meir...

Em uma manhã ensolarada do dia 07 de dezembro de 2016, no Clube A Hebraica, pude conversar com o Rabino Dr. Michael Leipziger, rabino que trabalhou no Lar Golda Meir, antigo Lar dos Velhos, na década de 1990, em período integral, sob as gestões dos senhores Jacob Prist, Isaac Newmark, Hugo Kuperschmidt e Milton Zlotnick. 

À época, o “Nosso Lar” possuía 300 residentes, e seguia um modelo de “clube” e “Centro de Convivências”, com atividades diárias, oficinas, aulas, programações, palestras e passeios para os que lá residiam, com orientação de uma equipe multidisciplinar, além de um centro médico e infra-estrutura necessária para um bom atendimento. 
Ocupava, então, uma área de 17.560m², com um amplo e belo jardim e diversos edificios.


Pode ser que você esteja se perguntando...mas as publicações sobre o antigo Moshev Zekenim, e a Sinagoga Cilly Dannemann, já não foram feitas?

Cabe assim um comentário: a pesquisa e busca de material, relativo às sinagogas das quais já escrevi, permanece. E cada “descoberta”, cada contribuição, irei divulgar e compartilhar com vocês, leitores...

A primeira informação que Rabino Dr. Michael Leipziger me passou, assim que começamos a conversar, e a qual eu não tinha conhecimento, relaciona-se ao entalhe na madeira lateral do Aron Hakodesh da Sinagoga Cilly Dannemann, um entalhe com o nome de S.Roder...

Samuel Roder (1896-1985), arquiteto russo que projetou a sinagoga Beth-El, atual Museu Judaico e trabalhou com Barry Parker na Cia. City. Atuou também como arquiteto independente em projetos de residências com linhas deco e também modernista.  Considerando as linhas retas do edifício da sinagoga, pergunto: será que foi Samuel Roder o autor do projeto da Sinagoga Cilly Dannemann? Ou será outro o engenheiro/arquiteto responsável pela sinagoga?

Como comentou Rab. Dr. Leipziger, a sinagoga permaneceu com sua configuração original até a década de 1990, havia minianim nas rezas diárias, todos os chaguim eram comemorados, as famílias reuniam-se nos Sedarim de Pessach, em Rosh Hashaná, em Yom Kipur, Purim e demais festividades. Pessoas de fora do Lar vinham rezar Kadish na sinagoga, os residentes rezavam Kadish a pedido de famílias que não o faziam. De certa forma havia interação entre os que moravam no Lar e a comunidade judaica exterior a este.

A cada período, o Lar passou por diferentes modelos e formas de atuar e pensar, seja a de Asilo, Lar, Centro Comunitário, Hotelaria, Residencial Médico. Em foto anteriormente publicada, da diretoria do Lar dos Velhos de 1959, Rab. Dr. Leipziger aponta o sr. Roman Luftig, um senhor que estudava a terceira idade, um teórico e prático deste assunto. Não me aprofundo neste tema, pois este não é o foco da pesquisa... há publicações relacionadas ao Lar Golda Meir e ao Residencial Albert Einstein que se atentam a estes pontos.


A Chevra Kadisha de São Paulo propiciou a edição do Machzor Completo - Edição Comemorativa dos 60 anos do Lar Golda Meir, organizado pela Ed. e Livraria Sefer, época em que o Rab.Dr. Lepziger atuava no Nosso Lar/ Lar Golda Meir. Neste, estão registrados os nomes de diretores eleitos: Milton Zlotnick como presidente, 1.vice-presidente Henrique Boborow. 2.vice-presidente Victor schubsky, vice-presidente financeiro Marco E.Matalon, vice-presidente patrimônio Paulo Proushan, secretário-geral Mario Pedro Lagus.

Demais diretores médicos, tesoureiros, secretários, diretores de relações públicas e demais diretorias também estão citados...

Hoje em dia Rabino Arnold M.Turchick, rabino que me passou o contato do Rab. Dr. Lepziger, trabalha no Lar durante a semana, nos períodos da manhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...