sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O bairro do Brás

           Brás em 1914- http://www.jorbras.com.br/portal
O bairro do Brás, situado na região central de São Paulo, nasceu como uma região de chácaras, cresceu e se desenvolveu como bairro dos imigrantes italianos, depois acolheu os migrantes nordestinos, conheceu diversas mudanças urbanas e hoje é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade.

A origem do Brás está ligada à figura do português José Brás, proprietário de uma chácara na região e que teria construído a igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ao redor da qual desenvolveu-se um povoado. 

A região era conhecida como paragem do Brás, pois servia de parada para os que se dirigiam da freguesia da Sé e à freguesia da Penha, onde já existia um povoamento desde o século 17. Esse caminho conhecido como estrada da Penha, compreende hoje as avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia. 

Em 8 de junho de 1818, o Brás passou à categoria de freguesia e a igreja construída por José Brás tornou-se a sua matriz. Surgia o bairro do Brás. 

Mesmo assim, o Brás era um bairro despovoado, com  áreas vazias e características rurais e atividades agrícolas. As inundações do rio Tamanduateí impediam o crescimento do bairro e o isolavam do centro da cidade. 

O Brás, entretanto,era também caminho para o Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, cresceu com a doação legal de terras e também com a posse ilegal de terrenos devolutos. Casas de taipa foram construídas ao lado de chácaras de famílias ricas.

A partir da segunda metade do século 19, a cultura do café impulsionou a urbanização e industrialização da cidade de São Paulo. Chegaram à cidade os trilhos da São Paulo Railway, que ligava Santos a Jundiaí. A estação do Brás foi inaugurada em 1867 e, ao longo desta estrada desenvolveu-se a indústria e o pequeno comércio. Com seus terrenos baratos, Brás e Moóca tornaram-se o principal destino da maioria dos trabalhadores que chegavam à cidade.


A forte presença de imigrantes, em especial italianos, caracterizou o bairro nessa época. Os que chegavam da Europa e de outros lugares ao porto de Santos eram levados de trem até São Paulo e de lá eram encaminhados para as lavouras de café no interior de São Paulo. 

Muitos ficaram na cidade atraídos pela indústria e comércio. A Hospedaria de Imigrantes, localizada no Bom Retiro acabou sendo transferida para o Brás. Construída ao lado dos trilhos do trem, a Hospedaria de Imigrantes recebeu seus primeiros "hóspedes" em 1887.


O Brás cresceu com a chegada dos imigrantes. Novas ruas e alamedas foram abertas, entretanto, o bairro continuou com muitas ruas intransitáveis e durante a época das chuvas, as águas do rio Tamanduateí inundavam as ruas do Brás.

A partir de 1940, o bairro passou a receber migrantes que chegavam à cidade. O reduto de italianos conheceu o crescimento desordenado e a decadência. 

Na década de 70, com a construção das estações Brás, Pedro 2º e Bresser do Metrô, centenas de casas foram desapropriadas e milhares de pessoas perderam suas casas. Hoje, as ruas do bairros são sinônimo de comércio. Como outros bairros paulistanos com fortes traços de imigração italiana, o Brás também criou sua festa tradicional- a festa de São Vito.

O texto acima consta de diversos sites ligados ao bairro do Brás. Vejam mais em:  http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros_bras.htm

Leiam nos próximos posts um pouco sobre o Brás de hoje em dia... e sobre a comunidade judaica do bairro. Alguém quer contribuir com histórias, fotos, noticias, plantas, moradias, documentos????


2 comentários:

  1. Muito legal Myriam! Existe algum registro da sinagoga do bairro? E quem eram os judeus que se estabeleceram lá? De onde vinham? Obrigado e agradeço pelos posts.

    ResponderExcluir
  2. Ola Luis Eduardo Dias, grata pelo seu comentário! Existem sim registros da Sinagoga Israelita do Brás, ainda ativa hoje em dia. A partir do próximo post, começarei a compartilhar dados, fotos e histórias dos frequentadores e descendentes que já começaram a colaborar com este e blog, e das famílias que lá se estabeleceram... Acompanhe!!! E voce, sabe de algo, algum fato a contar, possui documentos, fotos??? Abraços

    ResponderExcluir

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...