terça-feira, 30 de maio de 2017

Frequentadores da Sinagoga Israelita de Pinheiros Beth Jacob

Assim como fiz nas publicações relativas às Sinagogas de V.Mariana, Cambuci, Brás e Penha, publico aqui alguns comentários de famílias que frequentam ou frequentaram a Sinagoga Israelita de Pinheiros Beth Jacob:

Katia Biderman Mesniki Charf escreveu que faz pouco tempo que frequentam a Sinagoga de Pinheiros, e gostam muito. Katia indicou Thamar Zagury Rabinowicz, esposa de  Rab. Levi Yitschac Fishel Rabinowicz, o rabino da sinagoga, nos dias de hoje. Thamar avisou que a sinagoga, B’H, está na ativa... (para saberem mais, vejam o post sobre a  conversa com Rab. Levi e a visita à sinagoga).

Rosa Kibrit comentou: “Todo Shabat tem rezas lá! Kabalat Shabat e também shacharit/mussaf!!! Meu marido frequenta mais que eu! Meu pai foi chazan lá, nos anos 70/80, não sei ao certo.  Posso ver com minha irmã se possui fotos, o Bar-Mitzvah do meu sobrinho foi lá!!! Vou ver e te falo!!!”

Esther Naslauski Bacht indicou sr.Pedro Perlow e Golda Frym. E informou: “O sr.Pedro é neto de um fundador, e deve ter estórias de família. O marido da sra.Golda frequentou a vida toda essa sinagoga. Eu fui no offriff do filho deles lá!”

Silvio Ary Priszkulnik lembrou que a sinagoga foi “o berço do finado e tão tão querido Colégio Chaim Nahman Bialik, nome do maior poeta nacional do moderno Estado de Israel que jamais tirarão da história judaica. A Sinagoga Beth Jacob de Pinheiros, embora tenha sido o berço do Colégio Bialik, nos anos 80, elas, entre si, já não tinham de longa data qualquer ligação eu diria. Minha classe esteve para conhecê-la em 1983 (se não me engano). Lindo trabalho de pesquisa do patrimonio historico judaico de Sao Paulo que vc faz...”

Deborah Rittner Soihet solicitou a Laercio Hillel para contar “sobre a Sinagoga do Zeide!!!” Vamos aguardar...

Nathan Janovich indicou Fani Stein Janovich e Cleide Chusyd indicou Luciano Herman Werdesheim

Patricia Golombek comentou “Meu tio avô Felipe Akermann e seu irmão Enrique foram seus fundadores, entre outros. Frequentávamos a sinagoga do Brás, onde meu avô ia, os irmãos moravam em Pinheiros. Tenho uma prima que possivelmente tem fotos, te mando por inbox...E inbox, Patricia Golombek contou que a prima de minha mãe Clara Derdyk era filha do Enrique Akermann e frequenta ainda a sinagoga, a filha dela deve estar no facebook é a Marcia Derdik Czeresnia ( tem 2 Márcias Czeresnia, veja a Derdik), Publiquei no blog o nome dos fundadores e inclui o nome do tio-avo de Patricia Golombek, Felipe Akerman, a quem conheci quando criança. Publiquei no blog o nome dos fundadores e inclui o nome do tio-avo de Patricia Golombek, Felipe Akerman, a quem conheci quando criança.

Melany Yoseff Torres também lembrou “Quando jovem, um pouco antes do falecimento de papai, em 1981, moravamos no 1790 da Rua Arthur de Azevedo, bem em frente do shil!! Completando minian, papai começou um processo de teshuva nesse shil, comprou tefilin, sidur e kipá e comecou a rezar todas as manhas, dizendo: sim eu sou judeu e ainda sei rezar...foi lindo...alguns meses depois ele faleceu, nos meus braços, nesse mesmo apartamento.”

Sra. Janete Raquel Vaisbih contou: “Meu falecido sogro foi um dos fundadores dessa sinagoga e toda a família era frequentadora dessa sinagoga. O meu sogro chamava-se Jacob Vaisbih e minha sogra era a Rosa(Rosinha) Vaisbih. Existiam as cadeiras com o nome deles na sinagoga. Aliás, os outros irmãos do meu sogro o sobrenome é escrito de maneira diferente, pois deve ter sido erro qdo chegaram no Brasil Waisbich.”

Observei que os bancos de madeira de antigamente foram trocados em quase sua totalidade por cadeiras estofadas em tecido. Não pude verificar identificações nos bancos ainda existentes.

Sra. Lea Raicher informou que frequentou a sinagoga na infância...

Silvia Fichmann frequentava a sinagoga quando era criança e contou que nas festas, tinham a oportunidade de rever amigos Pinheirences... “Bons tempos!”, enfatiza. Silvia encaminhou o texto do livro que o pai, sr.Marcos Vaidergorn, um dos fundadores da sinagoga, escreveu: “Minha vida, uma história...Romênia-Brasil 1922-2003”. Para saber mais: http://artejudaicasaopaulo.blogspot.com.br/2017/05/muni-mordeo-marcos-vaidergorne-sinagoga.html

Agradeço muito o apoio, colaboração e incentivo de todos os que tem participado, como Sissa Metzger, Ricardo Assirati Vicente, Madalena Vaz e Sonia Fischer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...