quinta-feira, 8 de junho de 2017

Bialik e Sinagoga Israelita de Pinheiros Beth Jacob

O Colégio Bialik (Ginasio Israelita Brasileiro Chaim Nachman Bialik) teve seu inicio nas salas de aula, aos fundos da Sinagoga Israelita de Pinheiros, em 1943, como lembrou sr.Mauro Sancovski, presidente da sinagoga. Assim, da mesma forma como ocorreu com as comunidades judaicas da Vila Mariana, Cambuci, Brás, Lapa (veremos sobre esta em outro momento), esta escola, em seu inicio, esteve ligada à sinagogas do bairro.

O professor Luiz Karolinski, convidado por sr. Henqrique Sankovsky (presidente da sinagoga), começou a lecionar na escola logo no inicio desta. Seus 13 alunos estudavam o ydish e o hebraico. Professor Karolinski era o responsável pela escola, diretor e professor.


A respeito desta época inicial da escola pude conversar rapidamente com sra.Geni, mãe de Priscila (Kotujansky) Gorenstein. Sra.Geni comentou sobre a foto que vemos. O grupo de alunos reunido no salão ao fundo da Sinagoga, ao lado das salas de aula. Sra. Gemi aos 12 anos aparece na foto, assim como sua irmã. Apesar de frequentarem a escola, não frequentavam a sinagoga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...