segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A Sinagoga de São Miguel Paulista

A primeira vez que ouvi falar sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista aconteceu há cerca de 2 semanas, quando Beatriz Blay, do CDM do Museu Judaico de S.Paulo, encaminhou-me uma mensagem, questionando-me se eu sabia de algo a respeito.

A partir de então, comecei a buscar mais detalhes, entrando em contato com Raquel Singal, e divulgando no Facebook, perguntando se alguém possuía informações que pudesse compartilhar. Aqui divulgo informações que pude reunir até o momento. Solicito a quem possa, que complete com mais detalhes ou realize correções ao texto abaixo...

Conversamos, David Carlessi e eu, em 15 de novembro de 2017, com Raquel Singal, que nos contou que a sinagoga esteve localizada, inicialmente, à Rua Serra Dourada, no pavimento superior de uma barbearia. Ocupava um salão, cuja entrada lateral era possível através de um “portãozinho e degraus cimentados”.

Posteriormente a sinagoga foi transferida para a casa do avo materno, sr. Zacarias Igel, uma residência espaçosa situada à Rua da Estação, atual Rua Salvador de Medeiros. Para tanto, foi construído um amplo salão, ao lado dos quartos e agregado ao fundo da casa.

O espaço interno da sinagoga era dividido por um corredor central, criando assim um espaço para os homens e o outro para as mulheres. Cadeiras enfileiradas, como a que vemos ao lado; o Aron Hakodesh, situado ao lado da parede e com uma cortina (parochet); um armário para os talitót e sidurim; e também uma mesa grande (Bimá), para a leitura da Torá compunham o ambiente da sinagoga. A Torá havia sido adquirida pelo avo, sr. Zacarias. Havia também uma sala para Kidush e banheiros.

Rosh Hashaná, Yom Kipur, Pessach, Simchá Torá (inclusive com as bandeirinhas e as maçãs fixas nesta, tão comum há 50 anós atrás) eram comemorados nesta sinagoga, que esteve ativa nos anos 1950/1960.

A comunidade judaica do bairro, de origem polonesa, era composta pelas famílias de sr. Zacarias Igel, sr. Moises Igel, sr. Henrique Piateka, sr. Isaac Singal, sr. Nechemia Singal, sr. Schaia (Saul) Singal, sra. Rivka Schester(Shester), sr. Shelerman, sr. Foigle, sr. Elias, entre outras. Muitas famílias fizeram Aliá, outras mudaram-se para bairros como o Bom Retiro. Com o esvaziamento da comunidade judaica do bairro, os pertences da Sinagoga foram doados para a Sinagoga Kehilat Israel, à Rua da Graça.

Respondendo à minha pergunta sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista, Regina Igel contou que o tio, Zacarias Igel, fundou uma sinagoga na casa dele. E esta era localizada na então Rua da Estação.

Olga Clara Zeitoune, filha de sra. Eva Igel e neta do sr. Zacarias informou que viveu na casa aonde havia a sinagoga: “Nem sabia que era aberta ao público. Eu era pequena. Meu avo e meu pai rezavam lá...vou te ajudar nessa pesquisa...fiquei emocionada, não sabia que um dia essa sinagoga seria lembrada...” Lembra-se que a sinagoga era razoavelmente grande, e dentro da casa. E diz: “A casa era gigante, vou investigar se tenho fotos. Tenho alguns flashes de memória, acho que os bancos eram de madeira...”

Haim Zeitoune, irmão de Olga também comentou que morou em São Miguel, e que “a sinagoga era do avo, da parte da mãe”.

No livro de Paulo Fontes, Um Nordeste em São Paulo, lemos alguns trechos sobre famílias judias no bairro. Em um dos trechos podemos ver: “Foi esse o caso da família Igel, que morando na rua da Estação, próxima às chaminés da fábrica, sofria constantemente com os gases. “(A gente) não aguentava, afirma Moises Igel, “tinha ácido, fumaça... a gente tossia até a Penha”. Já em outro trecho: “Os Igel, por exemplo, eram judeus-poloneses, e durante muitos anos mantiveram uma loja próxima à estação, onde vendiam roupas, tecidos...No começo, recorda-se Salomé Igel, tinha baldes, pratos, panelas de alumínio, utensílios domésticos...mais para a frente o meu marido colocou móveis. Mas, durante algum tempo, o forte da loja foi a venda de faroleira. Não tinha iluminação, eles desciam do trem no escuro...”

A casa aonde situava-se o Shil de São Miguel Paulista, esteva alugada, e o espaço da sinagoga foi demolido.

E você, ou sua família, fez parte da comunidade judaica de São Miguel Paulista? Teria alguma história para contar? Lembra-se da sinagoga do bairro? Possui fotos, documentos, alguma memória? Compartilhe aqui nos comentários ou encaminhe-me um e-mail para myrirs@hotmail.com

3 comentários:

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...