quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sinagoga de São Miguel Paulista... compartilhando histórias.

Rua Salvador de Medeiros hoje em dia-GoogleMaps  
Ao divulgar a publicação relacionada à Sinagoga de São Miguel Paulista, diversas pessoas entraram em contato! E aqui compartilho algumas histórias...

Sr. Nehemias Singal, um dos fundadores da Sinagoga de São Miguel Paulista, era sogro de Daniel Scaba. De origem polonesa e naturalizado brasileiro, morou em Marília anteriormente. Adorava tocar violino, era um homem muito religioso e tocava shofar na sinagoga. Comerciante em São Miguel, migrou para o Bom Retiro. Daniel nos conta: “No Bom Retiro, foi o principal chazan da Sinagoga Luso Brasileira na rua da Graça”. Sr. Nehemias Singal era casado com Sra.Clara Shuster, natural de Pernambuco. Tiveram 7 filhos: Wolf Jose, Isaac Meir, Moshe, Joel Leão, Reuwen Dov z'l, Iona Ester Rahel e Iafa Etel. Daniel não chegou a conhecer a Sinagoga de São Miguel. Sr. Nehemias nasceu em dia 12 de dezembro de 1920 e faleceu dia 28 de maio de 2006. Srs. Oscar, Isaac, Saul(Schaia), Riva, Tônia e Lisa eram seus irmãos. Os avós paternos do Daniel Scaba se chamavam Daniel e Shoshana Scaba,z'l naturais de Beirute, eram primos dos avós de Olga Clara Zeitoune, (Olga e Joseph Zeitoune z'l) citada na publicação anterior.

Sr. Leibe Berenchtein comentou, no Facebook, na página “Thora, Judaísmo e Sionismo”: “Conheci o sr. Zacarias(Igel) pelos anos 80, aproximadamente, quando residia no Bom Retiro, e ele me relatava sobre a sinagoga de S. Miguel, ele residia na Rua Guarani, e me parece que ele também contribuiu com a sinagoga da Rua Joaquim Murtinho...E pelo tempo que já se passou, recordo da vontade ou desejo dele de poder fazer ou criar algo para formar uma união ou colaboração para os patrícios daquela região, afastada da coletividade judaica mais central, ou seja Bom Retiro e proximidades. E ele não mediu trabalho ou custos para colocar em prática suas ideias”.

Sr. David Lerer encaminhou-me um e-mail, afirmando: ”Tudo confere. Meu pai Mendel Lerer foi o melhor amigo de Moisés Igel e desde os anos 40 frequentei muito a casa da Rua da Estação e lembro-me dos máus odores da Nitroquimica. No fim da vida Moisés e Mendel frequentaram juntos a sinagoga da Rua da Graça...”

Já na página do Guisheft Anuncios”, Rochéli Ciocler indicou o filho Andre Ciocler Chan, por ele trabalhar em São Miguel. Sr. Milton Copa relatou: “Meu primo Jaime Copat morava lá muito tempo. Quem sabe ele conhece”. Por sua vez, Michele Rachel Ventura Danciger indicou Perola Ventura. Aguardo contatos de sra. Perola e sr. Jaime Copat.

No Grupo Hebraica”, também do Facebook, Simone Fridman Assayag demonstrou surpresa... e escreveu: “Que legal! Nunca imaginei que houve uma sinagoga em São Miguel!”. E sr. Mario Henrique Kucinski comentou também: “Maravilha.

Entrei em contato com Leo Igel, sobrinho de Regina Igel, questionando-o se sabia de algo sobre a Sinagoga de São Miguel:  Em resposta, Leo escreveu: “Bem interessante, dessa eu não sabia, atualmente eu moro em Israel, porém posso verificar com meus familiares. Sr. Moises é meu avô e o sr. Zacarias é o irmão dele. Vejo que já entrou em contato com a minha tia Regina Igel, ela seria o melhor pessoa para te responder...”

Reedito esta postagem, após divulgá-la, incluindo os comentários que recebi. Deem uma olhada:

Olga Clara Zeitouni comentou: Parabéns pelo texto. Continuaremos o trabalho de busca. Emocionou-me muito ver a foto da casa onde eu vivi a minha infancia. Grande abraço, lindo trabalho!”

Haim Zeitoune também escreveu: “Parabéns, adorei a matéria! Morei em São Miguel Paulista, aonde era a sinagoga do Sr. Zacarias Igel...sou neto dele”. E completou: “Tem outra sinagoga da Moóca, aonde meu avô, por parte de pai, era chazan. Frequentei por muitos anos a sinagoga da Moóca.. me avisa por favor quando irão visitar”.

Em breve visitaremos as Sinagogas da Moóca e escreverei sobre estas... Alguém mais tem interesse nestas visitas???

Mira Tafla questionou se Marly P Singal é parente da família e completou: “Olha que legal este trabalho de pesquisa”

Yara Gurtstein também escreveu: “Parabéns! Trabalho emocionante... agradeço a oportunidade única de conhecer a história e pessoas que transformaram sonhos em realidade, com muito esforço”. 

E você, conheceu ou sabe de algum detalhe sobre a Sinagoga de São Miguel Paulista? Alguma história da comunidade judaica do bairro? Fotos, documentos, memórias para compartilhar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o seu comentário. Anote seu nome e e-mail para receber um retorno...